Agenda

Curso: Design Thinking para Lideranças

14 de julho de 2020
Arte do evento

Objetivo

Esse curso introdutório se propõe a demonstrar a capacidade transformativa do Design Thinking para a liderança, apresentando seus fundamentos, bem como suas principais fases. Nele também será possível exercitar algumas ferramentas para que você possa praticar os conceitos aprendidos.

Cursos | online e ao vivo | 4h

Cenário:
Na sua essência, o Design Thinking envolve encontrar soluções criativas para os problemas, uma habilidade essencial para qualquer pessoa em posição de liderança, e especialmente valiosa em tempos incertos como os que vivemos hoje por conta da Covid-19. De acordo com Tim Brown, presidente da IDEO, "o Design Thinking é uma abordagem de inovação centrada no ser humano que se utiliza das ferramentas dos designers para combinar as necessidades das pessoas, as possibilidades da tecnologia e os requisitos para o sucesso do Negócio". Para as empresas que dominam a sua prática, um dos principais resultados é a maior capacidade de conquistar os clientes, construindo confiança e fidelidade. E o que faz o Design Thinking ser tão efetivo para as lideranças? Primeiro, ele estabelece uma nova mentalidade baseada no entendimento de que tanto a perspectiva dos seus funcionários quanto a dos seus clientes tem muito valor e, portanto, devem ser colocadas no centro das decisões. E então, oferece ferramentas que auxiliam a construir o caminho para uma empresa ou equipe mais inovadora e assertiva, que se apoia no aprendizado contínuo e na colaboração como principais recursos.

Objetivos específicos:
- Conhecer as fases do Design Thinking (Imersão, Análise, Ideação e Prototipagem) e cases de empresas que tiveram sucesso na sua adoção 
- Saber como o Design Thinking pode te ajudar a conquistar e fidelizar clientes, bem como revelar novas oportunidades de produtos, mercados e serviços ao consumidor capazes de contribuir para o crescimento do seu Negócio 
- Perceber de que forma adotar uma mentalidade focada no ser humano e integrar outras perspectivas pode resultar em soluções inovadoras e com menos riscos na implementação 
- Entender como você pode atuar como catalizador para a criatividade da sua equipe, facilitando uma colaboração mais produtiva entre indivíduos e times 
- Compreender a importância de comunicar efetivamente e testar na prática conceitos e ideias por meio de modelos, desenhos e histórias 
- Descobrir ferramentas para solucionar problemas difíceis e caóticos 
 
Público-alvo:
Lideranças que estejam em busca de:
- Capacidade de identificar oportunidades em meio à crise;
- Tornar suas soluções mais inovadoras;
- Fidelizar seus clientes;
- Gerar mais valor para seus consumidores e funcionários;
- Resolver problemas complexos e caóticos; 
- Alavancar novos e lucrativos negócios;

Modalidade/formato: Online e ao vivo

Carga horária: 4 horas

Datas dos encontros: 14/07, 16/07, 21/07 e 23/07 (das 17h às 18h)

Conteúdo programático:
Aula 1 . O que é Design Thinking
Aula 2 . Foco do cliente e reenquadramento de problemas
Aula 3 . Ferramentas de análise e geração de ideias
Aula 4 . Tirando as ideias do papel (e da cabeça)

Metodologia:
Aulas ao vivo em plataforma on-line (1h por aula). 
Serão propostas atividades fora do tempo de aula para a fixação do conteúdo.
Serão disponibilizados horários de mentoria e fóruns de discussão para perguntas e dúvidas.

Antes do início do curso o aluno receberá um e-mail com orientações gerais

Investimento por participante:
De empresa associada ao Sindicato* - R$ 68,00
De empresa associada à Firjan CIRJ - R$ 73,00
De empresa regimental - R$ 71,00
De empresa não regimental - R$ 85,00

*Sindicato filiado à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro – Firjan


Currículo resumido docente:
Biatriz Barbosa
Pós Graduada em Design de Interação pelo IED São Paulo e graduada em Design de Comunicação Visual pela PUC-Rio, Biatriz tem aplicado Design Thinking, Agile e UX Design em projetos de inovação com desafios variados: desde o design de produtos digitais até a pesquisa em profundidade dos consumidores. Elaborou e facilitou treinamentos com abordagem prática e workshops internacionais para clientes como Coca-Cola, Santander, Sodexo e BNP Paribas. Atualmente desenvolve projetos e conteúdo no programa Cocriação da Casa Firjan.

Currículo resumido mentores:
Daniel Pan
Graduado em Design de Produto pela UFRJ, com 15 anos de destaque nas principais agências de design do Rio de Janeiro, hoje é coordenador de conteúdo na Casa Firjan. Através do design thinking associa projetos, ferramentas, metodologias de pesquisa, diagnóstico e oficinas de co-criação em projetos de áreas de design, design, branding e comunicação. Com o histórico de clientes como Globo, Oi, Metrô Rio, O Globo, Diageo, Vale, Ipiranga, Rio2016, Beleza Natural, Body Tech, Reserva, Sonangol e Rio Galeão. Desde de 2010, promove a difusão e o debate sobre Design, Inovação e Design Estratégico, coordenando cursos, ministrando aulas e palestras. Atualmente é Coordenador de Conteúdo e líder do programa de Cocriação da Casa Firjan.

Maria Isabel Oschery
Mestre em Design Estratégico pela TU Delft na Holanda e graduada em Projeto de Produto e Comunicação Visual pela Esdi UERJ, com cursos de extensão na FHP Postdam, na Alemanha, Maria Isabel já aplicou a metodologia de Design Thinking em projetos de inovação e de capacitação na Ásia, África, Europa, América Latina e América do Norte para empresas como Coca-Cola, Esso, Johnson & Johnson, Centrica. Atualmente é Gerente de Conteúdo da Casa Firjan.

Resultados esperados:
Esse curso introdutório se propõe a demonstrar a capacidade transformativa do Design Thinking para a liderança, apresentando seus fundamentos, bem como suas principais fases. Nele também será possível exercitar algumas ferramentas para que você possa praticar os conceitos aprendidos.
Vale reforçar o entendimento do que o Design Thinking não é uma metodologia linear com processos padronizados. Trata-se de uma abordagem para solução de problemas adaptável para o contexto da sua empresa que se apoia nos pilares da empatia, colaboração e experimentação para criar mudanças positivas e significativas para seus consumidores e funcionários. 

SERVIÇO

Data: 14 de julho de 2020

Horário: 17h às 18h

Tipo: Educação Executiva

Preço: R$ 85 (não regimental)

Comprar Ingresso Ver todos os eventos >