Agenda

Diálogos da Inovação - O impacto social dos dados

13 de novembro de 2019
Arte do evento

Quando falamos em dados no contexto de uma sociedade em transformação, o assunto vai além do simples preenchimento de um cadastro de informações pessoais. Geramos e analisamos dados o tempo inteiro, de voluntária e involuntária. Todos nós produzimos dados. No entanto, nem todo mundo se beneficia deles. Parte do processo de se estabelecer uma economia digital que tenha efeitos positivos para todos é focar no impacto social dos dados.

Empreendedores sociais inovadores e empresas orientadas por missões estão usando dados, mídias sociais, aplicativos e outras tecnologias para resolver problemas ao redor do mundo e alcançar mais pessoas e comunidades. Quando organizações orientadas por missões possuem talento, ferramentas e conhecimento, a ciência de dados pode gerar um impacto real, ajudando famílias vulneráveis a terem acesso a benefícios públicos, propiciando a economia de água e de recursos financeiros em períodos de seca e poupando tempo na reinstalação de refugiados para que encontrem casas e trabalho de forma mais rápida.

Os dados são um divisor de águas, pois oferecem uma oportunidade sem precedentes de mudar o mundo. No entanto, existe um abismo entre aqueles que trabalham para resolver os problemas mais difíceis da sociedade e aqueles com know-how e ativos para destravar o potencial dos dados. É necessário, portanto, democratizar o acesso a essas habilidades e ajudar a dimensionar o impacto positivos dos dados.

Esses são alguns pontos que a Casa Firjan, em parceria com a FAPERJ, pretende discutir na edição do Diálogos da Inovação do mês de outubro sobre “O Impacto Social dos Dados”. Trata-se de uma oportunidade ímpar para conhecer estudos de caso de sucesso, explorar iniciativas transformadoras na área de dados e debater com os palestrantes do encontro sobre esse tema de vanguarda. Além disso, teremos dois lançamentos no dia do evento:

- Lançamento da pesquisa Perfil de Inovação da Indústria Fluminense da Firjan, por Joana Siqueira.

- Lançamento do Movimento Data For Good no Rio, por Ana Addobbati.

Nomes confirmados:

Ana Addobbati | Diretora Executiva da Social Good Brasil
Diretora executiva do Social Good Brasil e fundadora da Women Friendly. Possui mais de uma década de carreira em empresas e projetos nacionais e internacionais (Natura, Alpargatas, Rio 2016, atuação na Ásia, Pacífico e América Latina), com forte orientação para inovação e resultados. Experiência com diversas mídias e públicos, Inovação Digital e Social, Empreendedorismo, Marketing e Engajamento de Audiências - Digital e Off-line.

Alexandre Cardeman | CEO do Centro de Operações do Rio
É Analista de Sistemas, com Pós-Graduação em Tecnologias de Rede (UFRJ) e MBA em Políticas Públicas (UERJ-EPPG). Atua há mais de 30 anos na área de TI. Em 2010, como Vice-Presidente da IplanRio, trabalhou na implantação e montagem do Centro de Operações Rio. Em 2018, tornou-se CEO do COR, para continuar a integração das ações de operação da cidade, buscando inovar e aprimorar a gestão operacional em conjunto com a sociedade.

Laura Moraes | Cofundador da co-fundadora da start-up de ciência de dados Twist
Mestre e doutoranda em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPPE/UFRJ, com especialidade na linha de Inteligência Artificial. Graduada em Engenharia Eletrônica e de Computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, participou da colaboração UFRJ-CERN por mais de 4 anos. Em 2018, participou do programa Data Science for Social Good da Universidade de Chicago. Atualmente, é professora no MBA em Big Data & Analytics da Fundação Getúlio Vargas.

Pedro Sarvat | Coordenador de monitoramento e avaliação do Impulsiona Educação Esportiva
Administrador de Empresas pela PUC-RJ com MBA em Gestão Escolar pela USP. Atualmente cursa o MBA em Business Analytics e Big Data na FGV-Rio. Nos últimos 2 anos participou do programa de formação de lideranças do Ensina Brasil, atuando como Professor de Língua Inglesa na Rede Estadual de Campo Grande - MS. Conta com experiências diversas na área de Educação e atualmente é responsável por gerir a estratégia de M&A do Impulsiona.
 

Mediação: Julia Zardo | Gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan 

SERVIÇO

Data: 13 de novembro de 2019

Horário: 16h às 18h

Tipo: Diálogos

Preço: Gratuito

Comprar Ingresso Ver todos os eventos >