Transformação Digital - Uma nova maneira de habitar o mundo

Mostra é dividida em salas com temáticas específicas: Descobrir, Mapear, Reconhecer, Verificar, Caminhar, Refletir e Mergulhar

em 12/07/2022

Discutir a transformação digital e como ela impacta a vida no âmbito profissional e pessoal é um dos objetivos da exposição que a Casa Firjan lança nesta sexta-feira, 08/07. O projeto “Transformação Digital – uma nova maneira de habitar o mundo” foi concebido e idealizado no universo virtual. O visitante poderá navegar por sete salas ambientadas na própria Casa Firjan.

ACESSE A EXPOSIÇÃO

A transformação digital vem acontecendo nas últimas décadas, mas foi potencializada com a pandemia, ressalta Felipe Meier, presidente do Sindicato da Indústria de Eletrônica, Telecomunicações, Componentes e Similares do Estado do Rio de Janeiro (Sinditec) e do Conselho Empresarial de Competitividade da Firjan. “Agora com a inteligência artificial e a chegada do 5G, o mundo vai andar em torno dessas tecnologias. Os desafios e as oportunidades são imensos. O 5G será um elemento fundamental. Realidade aumentada, realidade virtual móvel e Internet das Coisas são apenas alguns exemplos que farão parte do nosso cotidiano. Por isso, há necessidade de formação de mais profissionais qualificados”, conclui o empresário.

Com concepção criativa da curadora e diretora de arte Suzane Queiroz, a mostra é dividida em salas com temáticas específicas: Descobrir, Mapear, Reconhecer, Verificar, Caminhar, Refletir e Mergulhar. Seguindo esse caminho, o visitante vai passar pelo conceito de transformação digital e descobrir como ela impacta contextos como cidade, saúde, uso de dados e economia. Também serão apresentados cases de empresas, voltados para estratégia de marca, trabalho, consumo e desburocratização pelo digital. Será possível ainda participar de dois jogos em formato quiz sobre autonomia digital nos perfis pessoal e empresa. As profissões em alta e as habilidades e competências exigidas estão em outro ambiente. Além disso, o visitante terá acesso a todos os vídeos de palestras e debates feitos na Casa sobre transformação digital nos últimos anos. A ideia é provocar uma reflexão sobre os impactos nas nossas vidas, incluindo questões relativas à cybersegurança.

“Queremos que as pessoas saiam da exposição com o entendimento de que transformação digital é um processo constante e inevitável, que vai muito além da simples digitalização de atividades. Ela pode atuar como facilitadora de tarefas cotidianas, tanto sociais como profissionais, principalmente se for acolhida como uma mudança cultural”, explica Felipe Moret Polonia, gerente de Operações da Casa Firjan.

Tópicos:
  • Transformação Digital
Em destaque
Exposições e Mostras Educar para Transformar - Uma jornada pela educação

Experimentação marcou a mostra que esteve em cartaz na Casa Firjan

em 14/03/2021

Exposições e Mostras Adaptabilidade na Indústria - Histórias Inspiradoras: Responsabilidade Social

Trabalhando em conjunto, o Sindvest e as confecções Margarida's e Monthal deram exemplo de responsabilidade social durante a pandemia

em 02/02/2021

Exposições e Mostras Adaptabilidade na Indústria - Histórias Inspiradoras: Reconversão Industrial

Montadora de automóveis Jaguar Land Rover mostra na prática o que é reconversão industrial

em 26/01/2021