Casa Firjan oferece sessões de Mindfulness online

Sessões gratuitas acontecem às segundas-feiras, às 10h

em 20/03/2020

A Casa Firjan adequou sua programação para continuar oferecendo conteúdos ao público durante a quarentena, medida necessária para conter a propagação da Covid-19. A prática de Mindfulness, que integra a grade de cursos da Casa Firjan, terá sessões online e gratuitas todas as segundas, das 10h às 10h30. Para participar não há pré-requisitos, sendo indicada também para crianças e idosos.
 
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A primeira aula contou com facilitação de Fabiana Garcia, fundadora da Parceria Humana Studio e instrutora da prática na Casa Firjan: “Vejo nessa situação uma oportunidade de ajudar as pessoas a se conectarem de forma mais compassiva. O Mindfulness é mais do que a resposta para uma situação pontual. É um novo estilo de vida”, afirma.

PRÓXIMA SESSÃO:

Prática Kum Nye – Yoga Tibetano | 01/06 | 10h


SESSÕES ANTERIORES:

Escaneamento corporal compassivo | 25/05

Abertura da presença | 18/05 
Prática de expansão dos sentidos. Tendemos a ceder às distrações saindo do momento presente e não percebendo as coisas boas que temos no único momento que existe, o agora.

Mãos em prece | 11/05 | 10h
Prática de movimento consciente. Trabalhamos, com o contato entre as mãos, a percepção corporal e o auto-acolhimento. Condução por Fernanda Miguez, instrutora de mindfulness da Casa Firjan, certificada pela Mindfulness Trainnings International (MTi).

Prática do Mestre | 04/05 às 10h
Essa prática nos faz ter consciência das qualidades que possuímos e não reconhecemos por não estarmos atentos. Comece notando, sem julgamento e com gentileza, o que sua mente está fazendo. Ao observarmos a mente, notamos nossos hábitos ou o que podemos chamar de “hábitos da mente”. Nossa mente frequentemente está ensaiando o que está por vir ou reprocessando o que já aconteceu. Com todo esse ensaio e reprocessamento, dificilmente prestamos atenção ao momento presente.

Prática do Foco | 27/04 às 10h
Assim como afirma o psicólogo Daniel Goleman, autor do besteseller “Foco”, precisamos desenvolver a capacidade de atenção do nosso cérebro, da mesma forma que um músculo. Exercitando regularmente. Principalmente agora, diante de tantos estímulos mentais, a prática regular da atenção plena pode ser um grande diferencial para cultivarmos o nosso foco.

Prática da Montanha | 20/04 às 10h
Assim como uma montanha, a natureza humana pode ser forte, firme e estável. Essa prática tem como objetivo desenvolver a estabilidade e quietude que existe dentro de nós para explorar o nosso poder de confiança e resiliência. 

Prática da Compaixão | 13/04 às 10h
Inspirada no trabalho do Chade Meng Tang, cofundador do Search Inside Yourself, reconhecido programa de inteligência emocional do Google, essa prática nos ajuda a fazer as pazes conosco e com o outro e a seguir em frente. Através da conexão com o nosso próprio coração e com a visualização do outro, trabalhamos a empatia e a percepção de que essa outra pessoa sente tanto a alegria como os desafios da mesma forma que nós mesmos. Prática guiada por Fernanda Miguez, instrutora de mindfulness da Casa Firjan, certificada pela Mindfulness Trainnings International (MTi).


Prática do Sorriso Interior | 06/04 às 10h
A prática do sorriso interior tem como objetivo levar consciência ao corpo, através da técnica de Chi Kung, um exercício simples e poderoso, muito utilizado nos hospitais da China para recuperar e fortalecer a saúde. Prática guiada por Fabiana Garcia, fundadora da Parceria Humana Studio e instrutora de mindfulness na Casa Firjan.


Prática Apoio no Som | 30/03 às 10h
Vamos trabalhar a percepção dos sons externos e internos, nos colocando, enquanto indivíduos, como centro da nossa própria paisagem sonora. Ao perceber os sons sem rotulá-los, temos como benefício a equanimidade mental, quando adotamos uma atitude igual para todas as pessoas, mantendo a mesma serenidade diante de todo tipo de experiência, seja ela prazerosa ou dolorosa. Prática guiada por Fernanda Miguez, instrutora de mindfulness da Casa Firjan, certificada pela Mindfulness Trainnings International (MTi).



Prática Bondade Amorosa | 23/03
Para Richard Davidson, PhD em neuropsicologia e pesquisador na área de neurociência afetiva, “A base de um cérebro saudável é a bondade, e pode-se treinar isso”. Tudo que devemos fazer é parar um momento e voltar nossa atenção para dentro. Nessa prática, Fabiana Garcia, fundadora da Parceria Humana Studio e instrutora de mindfulness na Casa Firjan, nos ajuda a acessar esse estado.

Tópicos:
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