Coletânea Aquário: 7 palestras sobre empreendedorismo

Encontros abordam estratégias para negócios ganharem visibilidade

em 24/04/2020

Coletânea Aquário: 7 palestras sobre empreendedorismo

O empreendedorismo é tema da coletânea de Aquários desta sexta-feira, 24. No conteúdo gratuito, especialistas abordam diferentes estratégias para que os pequenos negócios ganhem visibilidade e se tornem mais competitivos no mercado. Dentre os destaques, está a palestra de Patrícia Weiss, chairwoman da Branded Content Marketing Association, que aborda o storytelling como ferramenta para gerar valor para a marca.

Segundo a profissional, o foco não está mais no produto e sim nas pessoas. “A grande revolução do marketing acontece quando a marca se coloca de verdade no lugar das pessoas. Para capturar a atenção, nesse mundo hiperconectado, as marcas precisam carregar suas mensagens de significado e relevância. As histórias causam impacto porque são humanas. É assim que se engaja o público”, destacou.

Outro encontro que ganhou repercussão na Casa Firjan em março deste ano e que anuncia uma tendência cada vez mais consolidada entre as marcas foi o Aquário "Como criar podcasts de sucesso e surfar na onda do áudio marketing". Na oportunidade, especialistas de diferentes segmentos relatam como o investimento nesse tipo de produto desponta como solução de consumo rápido e prático de informações.

Acesse a playlist Empreendedorismo no YouTube ou, se preferir, veja abaixo a temática de cada um dos 7 encontros.

✅ Representatividade, consumo e empreendedorismo nas comunidades brasileiras
Existe um grande potencial de consumo nas comunidades brasileiras que, mesmo apesar da crise, segue em crescimento. Segundo Emília Rabello, fundadora do Outdoor Social, anualmente, R$ 1 trilhão passa pela chamada nova classe média brasileira, sendo que 65% desse total são movimentados por 12 milhões de pessoas que residem nas periferias. Entenda o comportamento e os hábitos de consumo da classe C e como ele está alinhado ao pensamento econômico contemporâneo.

Palestrantes:
Emília Rabello | Outdoor Social
Hilaine Yaccoub | PHD Antropologia do Consumo (UFF-RJ)
Egnalda Côrtes | Côrtes Assessoria
Marcos Danilo Bravin | Empreendedor
Álvaro Figueiredo | Gestor De Marketing Unigranrio, Curador e Artista Visual

✅ Estratégias de negociação e gestão de conflitos
Você já deixou de entrar em uma negociação por insegurança ou por achar que precisaria escolher entre alcançar um bom resultado ou manter o relacionamento? Se sim, você provavelmente desperdiçou uma boa oportunidade de colaborar com o outro e de encontrar soluções criativas, que poderiam deixar ambos os lados mais satisfeitos do que imaginavam, inclusive fortalecendo a relação. Com exemplos práticos, venha conheça novas formas de negociação, através dos 5 pilares: postura, preparação, comunicação, táticas e emoções.

Palestrante:
Breno Paquelet | Especialista em Negociações Estratégicas pela Harvard Business School

✅ Histórias reais de pessoas e empresas que transformaram problemas em oportunidades 
O conceito Oportunidades Disfarçadas está por trás das maiores marcas e produtos. Empresas disruptivas como Netflix, Uber e Airbnb surgiram a partir de limitações de recursos, clientes insatisfeitos ou falhas na prestação de serviços. Mas essa mentalidade não é nada recente: há muito tempo vem impactando o mundo dos negócios. Aprenda a pensar como os maiores líderes e empreendedores da história, que enxergam oportunidades onde a maioria vê apenas problemas. 

Palestrante:
Carlos Domingos | Autor de “Oportunidades Disfarçadas” e “Oportunidades Disfarçadas

✅ O poder das narrativas: Como gerar valor para a sua marca através do storytelling
Para atingir o consumidor é preciso uma boa mensagem. Mais do que nunca, o storytelling, a arte de contar histórias, é utilizado por empresas que buscam relevância, conexão e engajamento com o consumidor. Mas como construir narrativas que façam sentido na vida das pessoas? Conheça técnicas e cases de sucesso com uma das maiores referências em Brand Storytelling do Brasil. 

Palestrantes:
Patrícia Weiss| Chairwoman da Branded Content Marketing Association e consultora estratégica de Propósito, Cultura e Narrativas de Marca;
Rachel Muller Galvão | Diretora executiva de negócios Nestlé

✅ Como criar podcasts de sucesso e surfar na onda do áudio marketing
Com a enorme quantidade de conteúdo disponível online, o áudio vem despontando como uma importante solução de consumo rápido e prático de informações. Além disso, através da voz é possível transmitir de forma mais clara a emoção que se deseja, o que ajuda as marcas a criarem conexões ainda maiores com o seu público. Por isso o audiomarketing está vindo com tudo em 2020 e um dos seus principais impulsionadores é a mídia do momento: os podcasts! Mas como criar um podcast de sucesso? Quais são as perspectivas para esse mercado no Brasil? Por que as empresas estão se interessando tanto por esse formato?

Palestrantes:
Albert Hayfaz | CEO e cofundador do VOOOZER
Branca Vianna | Fundadora da Rádio Novelo
Eliseu Barreira Junior | Gerente de relacionamento em mídias digitais da Globo
Marcela Ceribelli | CEO e diretora criativa na Obvious Agency e apresentadora do podcast Bom dia, Obvious

✅ Como criar bons negócios explorando o potencial do Rio para turismo e grandes eventos
O setor do entretenimento é um importante vetor de atração de turistas, geração de emprego e investimento na economia do Rio de Janeiro. Por isso, é fundamental que seja sustentado por empresas com excelência em serviços, capazes de proporcionar experiências únicas e inesquecíveis. Mas o potencial do estado está sendo explorado ao máximo? Como criar bons negócios na indústria do entretenimento, aproveitando o que o Rio tem de melhor? Qual é a importância de grandes eventos para a economia fluminense? 

Palestrantes:
Luís Justo | CEO do Rock in Rio desde 2011
Pedro Guimarães | Diretor-Presidente Apresenta Rio
Brenda Valansi | CEO da ArtRio e fundadora da Bex Feiras e Eventos Culturais
Vilma Lustosa | Produtora de cinema e audiovisual e diretora do Festival do Rio

✅ Como o Carnaval contribui para o desenvolvimento e a ocupação criativa da cidade? 
Qual a relação do Carnaval com a cidade e o espaço público? Como o carnaval impulsiona a economia local e abre espaços para o empreendedorismo? Quais são os desafios que esse grande evento oferece para a cidade e como eles podem ser aproveitados por pessoas e empresas? Como as empresas utilizam a cultura e a criatividade do carnaval de rua para agregar valor para a sua marca? 

Palestrantes: 
Luís Antônio Simas | Escritor, professor, historiador e compositor
Tião Santos | Empreendedor Social
Célia Domingues | Vice-Presidente Social e Coordenadora Geral do Programa de Inclusão Social do GRES Estação Primeira de Mangueira
Ronaldo DX | Subsecretário de Cultura de São Paulo
Mediação: Rita Fernandes | Jornalista e presidente da Sebastiana
 

Tópicos:
  • Aquário Casa Firjan
  • Empreendedorismo
  • Storytelling
Em destaque
Aquário Casa Firjan Caminhos para a Transformação Digital nas empresas

Transformação digital implica, muitas vezes, na reestruturação completa do modelo de negócio

em 08/07/2020

Aquário Casa Firjan COVID-19: Responsabilidade Social como parte da sua estratégia de negócio

Entenda como explorar o forte do seu modelo de negócio para criar valor social

em 25/06/2020

Aquário Casa Firjan COVID-19: Liderança e empatia - como criar uma cultura de confiança nas empresas

Empatia é competência fundamental para o líder entender clientes e colaboradores. Assista ao debate ao vivo, nesta terça (23)

em 17/06/2020