Coletânea Aquário Casa Firjan: 15 palestras sobre Marketing, Comunicação e Vendas

Especialistas de diferentes áreas discutem as tendências do mercado e falam sobre desconstrução de estereótipos, conteúdo para redes sociais e cultura digital

em 08/05/2020

Coletânea Aquário Casa Firjan: 15 palestras sobre Marketing, Comunicação e Vendas

Marketing, Comunicação e Vendas são os temas que integram a Coletânea Aquário Casa Firjan desta semana. Nas 15 palestras gratuitas, especialistas de diferentes áreas discutem as tendências do mercado e falam sobre desconstrução de estereótipos, conteúdo para redes sociais, cultura digital entre outros assuntos que impactam a vida das empresas. 

Dentre os destaques está a palestra sobre Marketing de Influência com Bia Granja, cofundadora e CCO do YOUPIX. Segundo ela, o trabalho com criadores digitais de conteúdo é fundamental para estabelecer conexão e interatividade com a rede. “Vale ressaltar que marketing de influência não é marketing de celebridade. Não se trata mais apenas sobre número de alcance, mas sobre o potencial de fazer circular uma mensagem e pautar conversas”, frisa. 

Outro encontro que levantou uma importante discussão para a consolidação das marcas foi a palestra "Os caminhos da UX: Como garantir a melhor experiência possível para o usuário?" Na oportunidade, Richard Johansen, Community Manager na TV Globo, afirmou que o público demanda produtos e interfaces que atendam suas necessidades. As empresas estão sendo obrigadas a repensar aspectos como consistência, conteúdo, design, acesso e desejo. Estamos no meio de uma grande mudança, com a emergência da indústria 4.0. Isso nos abre uma enorme oportunidade de desenvolvimento”, explica. 

Acesse a playlist Marketing, Comunicação e Vendas no YouTube ou, se preferir, veja abaixo a temática de cada um dos 15 Aquários Casa Firjan

✅ Decifrando a NRF 2020: A reinvenção do varejo 
A NRF (National Retail Federation) é o maior e mais importante evento de varejo do mundo. A apresentação “Decifrando a NRF 2020” consolida as principais tendências discutidas no evento, além de decodificar as empresas que estão liderando a inovação. 

Palestrante:
Lucas Daibert | Diretor e sócio da Binder


✅ Marketing de Influência
Influenciadores digitais criaram uma maneira autêntica de se conectar com as pessoas e têm um grande poder de alcance e engajamento de suas audiências. Eles aparecem com cada vez mais frequência em estratégias de marketing e são considerados fonte de tomada de decisão para 49% dos brasileiros entre 20 e 29 anos, conforme apontado por um estudo recente da Qualibest. Mas como podemos desenvolver um olhar mais estratégico para o trabalho com influenciadores? Como medir efetivamente os resultados? O que vai nortear as práticas de Marketing de Influência em 2019 e nos próximos anos?

Palestrantes:
Bia Granja | Cofundadora e CCO do YOUPIX
Erika Rosental | Coordenadora de Comunicação da Divisão de Luxo da Loreal
 


✅ Mix de Mídia: Diretrizes de Compliance para agências de publicidade 
Uma atividade como a publicidade, que gera tanta riqueza para seus clientes e milhões de empregos para a economia nacional, não pode correr riscos. Por isso a importância do guia “Diretrizes de Compliance” para agências de publicidade. Com a presença de alguns dos profissionais mais importantes do país nesse ramo, encontro mostra as melhores práticas de governança corporativa e de combate à corrupção.

Palestrantes:
Rodrigo Medina | Diretor Executivo da Artplan
Renato Cirne | Chief Compliance Officer da FSB
Dudu Godoy | VP para contas públicas da Dentsu Aegis Network 
Adriana Machado | Presidente da ABAP MG
Bruno Seligmann | Chief Compliance Officer da Artplan
Roberto Sagot | Vice-Presidente Executivo da FDC

Mediador:
Antônio Jorge | Presidente do Grupo de Mídia


✅ Mix de Midia: O Novo Papel do Profissional no Contexto de Transformação Radical 
Plataformas digitais, redes sociais, mídia programática, vídeo streaming, mobile apps e outros recursos aportados pela evolução tecnológica revolucionaram a relação dos consumidores com a produção e o consumo de conteúdo. A gestão dos pontos de contato e a avaliação da eficácia e da eficiência da comunicação se tornou mais complexa, demandando o desenvolvimento de novas competências para os profissionais de mídia e abordagens cada vez mais criativas para garantir a atenção do consumidor durante sua jornada. Com a apresentação de uma pesquisa qualitativa e quantitativa sobre o tema, apresentada pelo Grupo de Mídia do Rio de Janeiro e o Instituto de Pesquisa Casa 7, e profissionais especialistas no assunto, encontro debate sobre caminhos para o futuro da mídia no Brasil.

Palestrantes:
Adriana Hack | Sócia Fundadora da Casa 7
Fátima Rendeiro | Associated Partner Copenhagen Institute for Futures Studies/GMRJ/ABP
Ana Moises | Latam Sales Director Linkedin e Presidente do Conselho do IAB
Daniel Brito | TV Globo, Miami Ad School e Presidente CCRJ
Flávio Ferrari | Head BR do CIFS – Copenhagen Institute for Futures Studies e publisher da Arguta business plat
Willian Rocha | Diretor de Conexões Agência 3
Fernanda Saboya | Connections Intelligence Sr. Manager – Coca Cola

Mediação:
Antonio Jorge Alaby Pinheiro | Presidente do Grupo de Mídia do Rio de Janeiro


✅ Mix de Mídia: Business Intelligence Móvel
A transformação digital do mercado exige que as marcas ponham o foco da própria estratégia em pontos que vão muito além da simples mídia. O que diferencia uma veiculação de qualidade de uma genérica são os dados e a inteligência que a empresa põe na identificação da audiência certa. A jornada do consumidor se torna importante a partir do momento em que a informação é capaz de acompanhar o usuário. Nisso, a transparência de dados é fundamental, não somente auditando o mundo digital, como o mundo físico também. 

Palestrantes:
Francesco Simeone | Diretor Geral da Logan no Brasil 
Márcio Borges | Vice-Presidente Executivo e Diretor Geral da WMcCann RJ 

✅ Mix de Mídia - LGPD
A regulamentação das empresas à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) traz mudanças importantes sobre a maneira como dados devem ser coletados, tratados e armazenados por qualquer empresa que atue no Brasil, um trabalho que consumirá tempo e investimento de todos os players. Neste cenário algumas reflexões são urgentes: é possível aliar tecnologia com privacidade em estratégias de marketing? Como fica o ecossistema de inovação pós LGPD? A lei é suficiente para assegurar que as pessoas se tornem novamente donas de seus próprios dados? Por que assegurar a privacidade é tão importante?

Palestrantes:
André Ferraz | Cofundador e CEO da In Loco
Viviane Vela | Diretora de mídia Kolab
Igor Puga | CMO Santander
Antônio Jorge | Presidente do Grupo de Mídia RJ


✅ Mix de Mídia: Vinte anos de Dados – Uma história sobre o amanhã
Da tecnologia, passando pelo consumo e chegando à mídia, vivemos profundas mudanças nas duas últimas décadas. Mas e agora, o que vem pela frente? Melissa Vogel, CEO da Kantar IBOPE Media, convida você para uma viagem pelo tempo com o combustível de mais de um trilhão de dados para entender as principais tendências sobre a sociedade, consumo, comunicação e os novos sistemas de medição e suas métricas. Você está preparado para este futuro extraordinário? 

Palestrantes:
Melissa Vogel | CEO da Kantar IBOPE Media no Brasil 
Giovana Alcântara |Diretora Comercial Regional Sul 

Mediação:
Antônio Jorge | Presidente do Grupo de Mídia RJ 

✅ Cultura Digital e os Ruídos na Comunicação Online 
O ambiente digital oferece diversos desafios que impactam diretamente a nossa capacidade de dialogar. Somos bombardeados por informações verdadeiras e falsas, vindas de grandes veículos de comunicação a grupos de whatsapp. Diante disso, nascem uma série de desafios de comunicação, impulsionados por memes, fakenews e excesso de conteúdo, fazendo da internet um espaço de muito ruído. Afinal, quais são as principais características que regem o nosso comportamento no ambiente digital? Por que é tão difícil estabelecer diálogos na internet? Encontro aborda a influência das diferentes linguagens, formatos e narrativas do universo digital na construção da nossa identidade e percepção de mundo.

Palestrantes:
Michel Alcoforado | Especialista em antropologia do consumo pela University of British Columbia
Paula Mascarenhas | Senior Creative Producer BuzzFeed


✅ Como desconstruir estereótipos negativos e acabar com a desigualdade de gênero
Qual é a importância da diversidade no ato de criação e na construção da estratégia de comunicação? Existe diferença entre o olhar feminino e masculino no desenvolvimento de uma campanha? Como podemos nos beneficiar desses diferentes olhares? Que caminhos podemos tomar para diminuir a desigualdade entre gêneros no mercado e nas campanhas publicitárias? Qual é a responsabilidade das marcas nesse sentido e como campanhas publicitárias podem contribuir com o empoderamento das mulheres?

Palestrantes:
Priscila Paranhos | Sócia e Diretora de Criação da Agência Flex
Luciana Sant`Anna | Sócia e Diretora de Branded Content da Wide
Morena Mariah | Arqueóloga Afrofuturista
Viviane Pepe | Diretora global de Criação – Brand & Content
Bianca Pi | Diretora de Marca da L’Oréal


✅ Os caminhos da UX: Como garantir a melhor experiência possível para o usuário? 
A Experiência do Usuário nos cerca: seja relaxando em casa, na correria do trabalho ou em viagem de férias, a UX (User Experience) está em todo lugar, e por isso merece - e deve - ser estudada em detalhes para tornar nossa relação com o mundo mais prática, fluida e tranquila. Porém, o que tornaria um produto fácil de usar ou uma experiência inesquecível? Quatro especialistas no assunto destrincham os segredos, os desafios e o futuro da UX.

Palestrantes:
Paola Sales | Head de User Studies no Descomplica
Richard Johansen | Community Manager na TV Globo
Horácio Soares | Senior Mobile Product Owner na Concrete
Bruno Rodrigues | Consultor e professor, especialista em Informação para a Mídia Digital


✅ Cannes Lions: Principais tendências do maior festival de criatividade do mundo
Casa Firjan, Fenapro e Estadão apresentam em colaboração com Sinapro RJ o maior festival de criatividade do mundo completou 66 anos. Destes, Alexis Pagliarini, esteve presente em mais de 20, tendo sido palestrante em duas edições (2008 e 2010). Diretor da Fenapro (Federação Nacional das Agências de Propaganda) e colunista do PROPMARK divide com exclusividade o que de melhor aconteceu na edição do Cannes Lions 2019.

Palestrante:
Alexis Pagliarini | Diretor Geral Superintendente da FENAPRO

✅ O poder dos creators: como criar conteúdo relevante nas redes sociais
Os criadores e influencers digitais têm poder de conversar com o público e, por isso mesmo, se tornaram uma ferramenta capaz de fazer uma empresa alavancar seu nome e as vendas de seus produtos e serviços. Eles possuem uma “intimidade” com os seguidores, tratam de assuntos em comum com eles e, assim, acabam por ter um peso na decisão de compra. Mas como se constrói um influenciador? O que ele precisa ter ou ser para alcançar esse patamar de influencer? Não existe uma receita de bolo, mas certamente alguns pontos precisam ser analisados e tratados com mais relevância.

Palestrantes:
Marcello Maria Perongini | Digital and Social Media Advisor na Royal Dutch Shell
Fabiana Gabriel | Gerente de Marketing e Digital dos canais GNT, Viva e Mais Globosat
Carla Knoplech | Fundadora da Agência Forrest
Julia Mendes | Atriz e Influenciadora Digital

✅ A potência da arte para conectar e engajar o consumidor
Por que as empresas contratam um artista para fazer uma coleção temática? Como utilizar a arte para criar valor para sua marca? Como a arte é capaz de gerar conexão e engajamento para a sua empresa? Como aproximar a arte do público? Qual é a importância da arte para o desenvolvimento econômico? 

Palestrantes:
Rafo Castro | Artista plástico
Liana Brazil | Cofundadora da Super Uber
Luciano Luccas | Gerente de Brand Experience da Coca-Cola

Mediação:
Marcelo Ghizi | Mestre em Ciência da Arte

✅ O poder das narrativas: Como gerar valor para a sua marca através do storytelling 
Para atingir o consumidor é preciso uma boa mensagem, para encantá-lo com uma boa história. Mais do que nunca, o storytelling, a arte de contar histórias, é utilizado por empresas que buscam relevância, conexão e engajamento com o consumidor. Mas como construir narrativas que façam sentido na vida das pessoas? Encontro debate sobre técnicas e cases de sucesso. 

Palestrantes:
Patrícia Weiss | Chairwoman da Branded Content Marketing Association
Rachel Muller Galvão | Diretora executiva de negócios Nestlé


✅ Como criar podcasts de sucesso e surfar na onda do áudio marketing
Com a enorme quantidade de conteúdo disponível online, o áudio vem despontando como uma importante solução de consumo rápido e prático de informações. Além disso, através da voz é possível transmitir de forma mais clara a emoção que se deseja, o que ajuda as marcas a criarem conexões ainda maiores com o seu público. Por isso o audiomarketing está vindo com tudo em 2020 e um dos seus principais impulsionadores é a mídia do momento: os podcasts. Mas como criar um podcast de sucesso? Quais são as perspectivas para esse mercado no Brasil? 

Palestrantes:
Branca Vianna | Presidente na Rádio Novelo e apresentadora no podcast Maria Vai Com As Outras 
Marcela Ceribelli | CEO e diretora criativa na Obvious Agency e apresentadora do podcast Bom dia, Obvious 
Matheus Chiavassa | Cofundador e COO do Voozer
Eliseu Barreira Junior | Gerente de Relacionamento em Mídias Digitais na área de Produtos e Serviços Digitais da Globo

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