Casa Firjan tira dúvidas sobre editais em tempos de coronavírus

Lives esclarecem pontos de chamadas que disponibilizam recursos para empresas

em 31/03/2020

De olho nas oportunidades em meio à crise do coronavírus, a Casa Firjan realiza uma série de “lives tira-dúvidas” sobre editais públicos e privados. As transmissões com especialistas ocorrem toda semana e têm como objetivo divulgar as chamadas que apoiam soluções inovadoras e disponibilizam recursos para empresas em pleno cenário da pandemia. São milhões que podem ser investidos em iniciativas para minimizar os reflexos da crise e ainda estimular empreendedores a pensarem fora da caixa. 

Conforme a gerente de ambientes de inovação da Firjan, Julia Zardo, a ideia é fazer um levantamento criterioso das chamadas que se enquadrem no cenário das pequenas e médias empresas e, claro, facilitar a interpretação das exigências. “Queremos apoiar negócios de diferentes portes a enfrentar a pandemia do COVID-19, se mantendo produtivos e gerando um impacto coletivo positivo.” Os projetos, acrescenta, são direcionados tanto para as empresas se autofinanciarem quanto para desenvolverem ações que atendam necessidades específicas. 

Até agora, empresas e entidades como Serviço Nacional de Aprendizagem (SENAI), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Vale e Servier (multinacional francesa) já lançaram chamadas. Julia alerta, porém, para a celeridade dos projetos. “Da mesma forma em que são lançados, esses editais fecham rapidamente. Por isso é importante estar atento aos prazos e pré-requisitos para se adequar às iniciativas”, complementa. 

Guia ajuda empresários

Com a premissa de facilitar o trabalho dos empreendedores, a Casa Firjan,  por meio da Gerência de Ambientes de Inovação (GAI) e da Divisão de Captação de Recursos e Licitações, também elaborou o Guia sobre recursos para empresas. O documento resume os principais editais lançados até agora e mostra as especificidades de cada um. 

Importante salientar que os mecanismos de suporte no Brasil podem ser de suporte direto (recursos reembolsáveis e recursos não reembolsáveis), de suporte indireto (investimentos obrigatórios, subcrédito e incentivos fiscais), além de recursos do Sistema S (edital de inovação para a indústria, bolsa de estudos, termo de cooperação técnica e financeira e Sebratec).

ACESSE O GUIA

LIVES ANTERIORES:

Edital Faperj Ação emergencial COVID-19
Ao vivo, 02/04, às 17h30

Edital Vale Desafio COVID-19
Transmitido em: 01 de abril de 2020

Edital Servier - Oportunidades na Área de Saúde
Transmitido em: 26 de março de 2020

Edital para Inovação da Indústria: Missão Contra Covid-19
Transmitido em: 23 de março de 2020

Tópicos:
  • Covid-19
  • Coronavírus
  • Inovação
Em destaque
Ambientes de Inovação Da Pandemia para a Utopia 4: Panorama empresarial

Encerramento da série de encontros online debateu a empresa do futuro pós-pandemia

em 09/07/2020

Ambientes de Inovação Conheça 10 ações do terceiro setor no combate à pandemia

Acesse o mapeamento das redes solidárias contra o coronavírus em todo o Brasil

em 09/07/2020

Ambientes de Inovação Da Pandemia para a Utopia 3: Rio, a cidade utópica

O que se espera para a cidade maravilhosa em 2040? Assista ao debate idealizado por José Luiz Alquéres

em 02/07/2020