COVID-19: Gestão de crise e os desafios da comunicação para as empresas

Aquário reuniu especialistas para debater os principais desafios das empresas durante a turbulenta crise causada pelo novo coronavírus

em 06/04/2020

As perguntas são muitas: Como se posicionar? Como alinhar um mesmo discurso coeso, entre diferentes setores de uma corporação? O que fazer? E, principalmente, o que não fazer nas redes sociais? 

Neste Aquário, especialistas no assunto debaterão os principais desafios que as empresas estão encontrando durante a turbulenta crise causada pela COVID-19. Assista:


Participantes:

Isabela Pimentel | Consultora em planejamento de comunicação integrada
Mestranda em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (2018-2020) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialista em Comunicação Organizacional Integrada pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), Jornalista pela UFRJ e Bacharel e Licenciada em História pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Já atuou em empresas multinacionais, como a Fresenius Medical Care (FMC) e Petrobras e nas áreas de Ciência, Saúde e Tecnologia, a exemplo da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), Sociedade Brasileira Pró-Inovação Tecnológica (PROTEC) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Professora da ESPM RJ nas disciplinas Assessoria e Relacionamento com influenciadores e Gestão de Crises e de Consumo e processo decisório de compra, no MBA de Marketing Digital da FGV RJ. Coautora do Livro “Diálogos: uma coleção de experiências para a aprimorar a comunicação com empregados” publicado pela Supera na Editora In House (2019)

Dario Menezes | Diretor Caliber Gestão Reputação.
Profissional com Mestrado em Administração, MBA em Marketing Varejo (FGV) e Pós em Marketing pela ESPM. Autor do livro “Gestão da Marca e Reputação Corporativa” pela FGV Management. Atuou durante 15 anos como executivo de Marketing na Varig e Vale além de 8 anos à frente do Reputation Institute com projetos liderados para clientes como Eletrobrás, Roche, MSD e Tetra Pak entre outros. É Diretor Executivo do GroupCaliber, startup dinamarquesa com serviços de consultoria e monitoramento em tempo real de atributos relacionados a marca e reputação a partir das percepções dos principais stakeholders de uma organização. Globalmente a Caliber possui clientes como Airbus, PWC, British Airways e Herbalife entre outros.

Carla Knoplech | Fundadora da Agência Forrest
Fundadora da agência de conteúdo digital Forrest - Conteúdo & Influência, especialista em produção de conteúdo, jornalista, professora da Pós-Graduação de Marketing Digital da Estácio e consultora do Instituto Gênesis da PUC-Rio. Também é colunista sobre o mundo digital da Veja Rio.

Fernanda Meireles Serpa | Comunicação interna e responsabilidade social da Tupperware no Rio
Analista de comunicação com experiência sólida em: comunicação corporativa, assessoria de imprensa, criação e produção de eventos, comunicação interna e externa, relações públicas e endomarketing. Atualmente é responsável pela parte de Comunicação Interna e Responsabilidade Social da Tupperware no Rio.

Vinicius Martins Barbosa | Gerente de produção Mustad
É especialista em gestão de crise e gestão sindical e possui dezessete anos de experiência em liderança nos setores industrial e de serviços - Grupo Gerdau, JBS e Mustad Hoofcare. Possui experiência em implantação de novas unidades industriais e desmobilização de sites tipo "Greenfield", reestruturação de negócios e plantas industriais sustentáveis. Também tem experiência em planejamento estratégico, desenvolvimento e gerenciamento de KPls, gestão e mapeamento de processos críticos e controle de processos. Possui profundo conhecimento técnico dos sistemas de segurança, saúde e meio ambiente, desenvolvendo programas corporativos e comportamentais. Tem grande experiência em gestão de equipes. É graduado em Física e pós-graduado em Engenharia de Produção, Black Belt.

Mediação:
Rachel Rossi | Coordenadora de comunicação e conhecimento corporativo da Firjan
Especialista em Gestão do Conhecimento e Comunicação Empresarial, com ênfase em endomarketing. Experiência de mais de 15 anos em Planejamento Estratégico de Comunicação, gestão de canais e campanhas corporativas, projetos digitais, marketing de conteúdo e engajamento de colaboradores.

Tópicos:
  • Coronavírus
  • Covid-19
Em destaque
Aquário Casa Firjan Caminhos para a Transformação Digital nas empresas

Transformação digital implica, muitas vezes, na reestruturação completa do modelo de negócio

em 08/07/2020

Aquário Casa Firjan COVID-19: Responsabilidade Social como parte da sua estratégia de negócio

Entenda como explorar o forte do seu modelo de negócio para criar valor social

em 25/06/2020

Aquário Casa Firjan COVID-19: Liderança e empatia - como criar uma cultura de confiança nas empresas

Empatia é competência fundamental para o líder entender clientes e colaboradores. Assista ao debate ao vivo, nesta terça (23)

em 17/06/2020