Coletânea Aquário: 7 palestras para ajudar a desenvolver a criatividade

Palestra com sociólogo italiano Domenico De Masi é o destaque da coletânea

em 17/04/2020

Coletânea Aquário: 7 palestras para ajudar a desenvolver a criatividade

A criatividade e as várias formas de exercitar essa habilidade é tema da coletânea de Aquários desta sexta-feira. No conteúdo gratuito, especialistas e pesquisadores refletem sobre como o pensamento flexível pode ajudar os profissionais a saírem da zona de conforto e superar posturas convencionais. Dentre os destaques, está a palestra do sociólogo italiano Domenico De Masi, oportunidade em que fala sobre o potencial do ócio criativo e provoca as pessoas a se prepararem para lidar com o tempo livre em um futuro próximo. 

Para a gerente de conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery, a crise do coronavírus configura um momento oportuno para se apropriar da criatividade, uma das competências mais exigidas pelo mercado de trabalho, segundo o Fórum Econômico Mundial. “A restrição pode ser uma fonte de fomento para elaborarmos novas conexões e sermos mais criativos”, pontua. 

Outras palestras como "O futuro do potencial humano", "Desempenho criativo humanizado e "O poder dos creators na construção de conteúdo relevante" também reforçam a importância de explorar a criatividade em várias esferas da vida. “Apesar de ser inerente ao ser humano, essa habilidade precisa ser estimulada e desenvolvida. Podemos exercitá-la através da prática de um olhar curioso sobre o mundo, de uma atitude experimentadora e de um conjunto de ferramentas para facilitar o processo”, complementa o designer e professor do curso de criatividade aplicada da Casa Firjan Léo Correa. 

Inspire-se com a playlist Criatividade no YouTube ou, se preferir, veja abaixo a temática de cada um dos 7 encontros: 

✅ O futuro do potencial humano
Em sua primeira visita ao Brasil, a neurocientista Vivienne Ming apresentou apresentou o resultado de seus estudos na Universidade da Califórnia sobre quais habilidades terão, de fato, papel importante na maximização do potencial individual e como desenvolver tais requisitos. 

Palestrante:
Vivienne Ming | Neurocientista

✅ Desempenho criativo otimizado
Pessoas são potencialmente criativas, mas para desenvolverem conhecimento tácito são necessários fatores, como uma relação passional com o assunto, intensa curiosidade, persistência e a coragem necessária para identificar e enfrentar as dificuldades.

Palestrante:
Charles Watson | Educador e Palestrante especializado em processo criativo

✅ Trabalho, ócio e criatividade 
Numa época em que temos vasto acesso à informação, em que o trabalho domina grande parte do cotidiano e em que há, como nunca, escassez de tempo, de que maneiras podemos simplificar nosso modo de vida? Domenico De Masi, apresenta o livro “Uma simples revolução” e fala sobre ócio criativo. 

Palestrante:
Domenico De Masi | sociólogo e autor de livros como “O ócio criativo”, “O futuro do trabalho” e “Uma simples revolução”.

✅ Como o pensamento flexível pode mudar nossas vidas
Em uma época de inovações tecnológicas sem precedentes e um fluxo constante de informações, os desafios do mundo moderno são cada vez maiores. Para não sermos atropelados por eles, precisamos aprimorar nossa capacidade de adaptação. Encontro mostra como  sair da zona de conforto das soluções corriqueiras, superar posturas convencionais e reformular as perguntas que fazemos. 

Palestrante:
Leonard Mlodinow é doutor em física pela Universidade da Califórnia, Berkeley

✅ Cannes Lions: Principais tendências do maior festival de criatividade do mundo 
O maior festival de criatividade do mundo completou 66 anos. Destes, Alexis Pagliarini, esteve presente em mais de 20, tendo sido palestrante em duas edições (2008 e 2010). Neste encontro ele divide com exclusividade o que de melhor aconteceu na edição do Cannes Lions 2019. 

Palestrante:
Alexis Pagliarini | Diretor Geral Superintendente da FENAPRO

✅ O poder dos creators: como criar conteúdo relevante nas redes sociais
O que significa ser relevante nas redes sociais e o que fazer diante do excesso de conteúdo? Quais são os principais indicadores de performance de um canal? Até onde o número de seguidores importa? O influenciador digital virou uma marca de si mesmo? Debate com especialistas discute quais são as principais tendências de marketing digital para a criação de conteúdo no futuro.

Palestrantes:
Marcello Maria Perongini | Digital and Social Media Advisor na Royal Dutch Shell
Fabiana Gabriel | Gerente de Marketing e Digital dos canais GNT, Viva e Mais Globosat
Carla Knoplech | Fundadora da Agência Forrest
Julia Mendes | Atriz e Influenciadora Digital

✅ A potência da arte para conectar e engajar o consumidor 
Por que as empresas contratam um artista para fazer uma coleção temática? Como utilizar a arte para criar valor para sua marca? Como a arte é capaz de gerar conexão e engajamento para a sua marca? Como aproximar a arte do público? Qual é a importância da arte para o desenvolvimento econômico?

Palestrantes:
Rafo Castro | Artista plástico, designer e coordenador de design na OM.art
Liana Brazil | Mestre em telecomunicações interativas e cofundadora da Super Uber
Luciano Luccas | Head de Brand Experience da Coca-Cola

Mediação:
Marcelo Ghizi

Tópicos:
  • Coronavírus
  • Covid-19
  • Criatividade
  • Economia criativa
Em destaque
Aquário Casa Firjan Mídias sociais 2020: como surfar na onda dos novos formatos digitais

Entenda como explorar comercialmente formatos como TikTok, Reels e Livecommerce

em 05/08/2020

Aquário Casa Firjan Como adaptar a sua empresa à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais

Assista ao debate sobre aspectos práticos de implementação da LGPD

em 29/07/2020

Aquário Casa Firjan O que são metodologias ágeis e como implementá-las no dia a dia do seu negócio

Vantagem competitiva e redução de custos são apenas alguns dos benefícios das metodologias ágeis para empresas

em 22/07/2020