Economia circular e modelos de negócio sustentáveis: 9 Aquários para você se inspirar

Práticas têm pautado a rotina de grandes e pequenas empresas

em 25/03/2020

Economia circular e modelos de negócio sustentáveis: 9 Aquários para você se inspirar

Em tempos de quarentena, a Casa Firjan prepara semanalmente uma lista de Aquários para você aprender sobre os temas que transformam a realidade das pessoas e das empresas. 

Nesta quarta-feira, disponibilizamos as melhores palestras que tratam sobre economia circular e modelos de negócios sustentáveis, práticas que têm pautado a rotina de grandes e pequenas indústrias e se apresentado como modelos de produção mais responsáveis com menos desperdício de recursos.

Empreendedorismo e capitalismo consciente, design para abundância, economia da funcionalidade e da cooperação e caminhos para o desenvolvimento sustentável são apenas uma amostra dos conteúdos que você pode assistir de graça, e, claro, do conforto da sua casa. Se preferir, assista à playlist diretamente no YouTube.

✅ Design para abundância, com Michael Braungart
Qual é o papel do ser humano na terra? E se em vez de apenas proteger o planeta dos impactos gerados pela atividade humana, pudéssemos redesenhar a forma como produzimos e criamos? Michael Braungart, autor de "Cradle to Cradle", conceito que defende a economia do “berço ao berço”, propõe novas soluções para a crise ecológica em que vivemos através de um novo conceito de design: o design para abundância.

✅ Caminhos para o desenvolvimento sustentável
Os impactos das mudanças climáticas são cada vez mais latentes. Diante disso, como o mercado pode gerar soluções factíveis na redução da emissão de carbono? Quais são as reais implicações do aquecimento global e qual é o papel da indústria nisso? Quais são os impactos de atividades como o agronegócio e a própria ocupação urbana no bioma brasileiro? 

Empreendedorismo consciente: como criar valor com sustentabilidade?
As riquezas de áreas verdes vão além da fauna e da flora: são de uso comum e representam um patrimônio social e cultural da cidade. Seu uso responsável pode ser transformado em valor econômico, ao mesmo tempo em que apoia um ciclo de impacto positivo e regenerativo. Como atitudes sustentáveis geram valor para pessoas e empresas? Como conciliar negócio e preservação e engajar a sociedade na preservação das suas riquezas naturais?

Sustentabilidade e colaboração: cases de sucesso da Holanda
Inovações tecnológicas e mudanças comportamentais estão transformando a forma como nos relacionamos e fazemos negócios. A nova economia é cada vez mais baseada em modelos colaborativos e sustentabilidade é uma premissa fundamental para a criação de valor de uma marca. Conheça negócios de sucesso de empreendedores holandeses, um dos países mais inovadores do mundo, em áreas como sustentabilidade, mobilidade urbana e economia colaborativa.

Kate Raworth e a Economia Donut: Uma alternativa ao crescimento a qualquer custo
Existe alguma alternativa viável para o atual sistema econômico? Para a economista Kate Raworth, a resposta é uma drástica mudança de paradigma, a Economia Donut. Descrita pelo The Guardian como o John Maynard Keynes do século XXI e sucesso no TED, Kate analisa os sete pontos críticos com que a economia dominante nos trouxe à ruína – do propagandeado mito do “homem econômico racional” à obsessão pelo crescimento ilimitado a qualquer custo.

Conectando pessoas e mudanças organizacionais, com Otto Scharmer
Desastres ambientais, violência, crises políticas, abismos sociais que se aprofundam. Estamos vivendo a era da disrupção. Mas embora não possamos controlar o cenário externo, podemos controlar a nossa resposta a ele. E isso vale para qualquer sistema social: instituições, organizações, comunidades. Para Otto Scharmer, economista norte-americano e professor do Massachusetts Institute of Technology (MIT), há duas respostas possíveis à disrupção: a abertura e o fechamento. Ou avançamos rumo ao futuro que emerge ou andamos para trás. Como fazemos essa escolha?

Capitalismo Consciente: Como ressignificar as organizações
Modelos de negócio que focam apenas em lucro e crescimento estão se provando insustentáveis. Diante disso, novos modelos surgem e as empresas que quiserem ser protagonistas nessa transformação precisam estar atentas. A partir da perspectiva do Capitalismo Consciente, Intraempreendedorismo e Novos modelos de gestão, vamos debater sobre como superar os desafios e identificar novas oportunidades para o seu negócio

A Economia Circular e seu papel transformador nas Organizações
Na economia, “extrair, transformar, vender e descartar” se provou um modelo insustentável. Uma alternativa a esse padrão é a economia circular, conceito que dissocia a atividade econômica do consumo de recursos finitos e se baseia em: eliminar resíduos e poluição o máximo possível; manter produtos e materiais em ciclos de uso e regenerar sistemas naturais.

A Economia da Funcionalidade e da Cooperação: A transformação do modelo econômico
Já pensou em como superar os principais impasses do modelo atual de desenvolvimento econômico? A abordagem criada pelo laboratório ATEMIS (Análise do Trabalho E das Mutações nas Indústrias e Serviços) e pelo IEEFC (Instituto Europeu da Economia da Funcionalidade e da Cooperação) tem ajudado as empresas a superar esses impasses do modelo baseado na produção de grandes volumes de bens. 

Em destaque
Coronavírus Conecta Lives Firjan tira dúvidas ao vivo sobre editais da Vale e Faperj

Acompanhe as transmissões ao vivo, nesta quarta e quinta, sobre chamadas para o combate à Covid-19

em 31/03/2020

Coronavírus 1º Dossiê Covid-19

Documento traça desafios e oportunidades do cenário atual para o mundo do trabalho e para o RH

em 30/03/2020

Coronavírus Casa Firjan vira polo de distribuição de EPIs para a Saúde

Produzidos em impressoras 3D, equipamentos serão doados para Secretaria

em 27/03/2020