O que é Pensamento Visual?

Live abordou a importância da organização visual para equipes e empresas

em 04/05/2020

O que é Pensamento Visual?

Através de ferramentas visuais, o Pensamento Visual organiza ideias de maneira gráfica para ajudar na compreensão de projetos, negócios, problemas, entre outras possibilidades. Para explicar mais sobre o tema — tão relevante para empresas nos dias de hoje —, no último dia 22 de abril a Casa Firjan promoveu a Live de Educação Pensamento Visual e Facilitação Gráfica com Mariana Teixeira, líder do Lab de Educação da Casa Firjan, e Luisa Diebold, designer docente do curso Pensamento Visual da Casa Firjan e iniciadora da empresa Céu Azul Facilitação.

Durante o bate-papo, Luísa falou sobre variadas técnicas para quem quer organizar as ideias no papel: post-its, desenho à mão no caderno ou em um quadro, criação de slides visuais, preenchimento de template, organização de quadros visuais, entre outros. O importante, explicou a designer, "é entender que podemos ir além e liberar a imaginação para construir e criar novas conexões". Diferentemente da Facilitação Gráfica, o Pensamento Visual pode ser desenvolvido por qualquer pessoa: "Todos nós já sabemos desenhar ou nos expressar visualmente e basta resgatar e desenvolver essa habilidade para melhorar a nossa comunicação e organização", salientou. 

Facilitação Gráfica
Questionada por um participante da live sobre a carreira de facilitador gráfico, Luísa explicou que este é o profissional responsável por facilitar o diálogo de um time e construir visualmente as ideias que estão sendo discutidas. "Outra possibilidade é criar um resumo visual a partir da escuta de uma palestra ou aula. Essa técnica ajuda na compreensão do conteúdo, na disseminação das informações e contribui para novos insights dos espectadores que assistiram à aula ou palestra".

Além disso, a Facilitação Gráfica pode ou não ser realizada ao vivo, ou seja, pode ser feita a partir de uma escuta presente ou depois, a partir de um texto ou resumo. Ser um profissional de facilitação gráfica requer habilidades específicas de escuta, concentração, coordenação motora, desenho, layout e diagramação.

Ao fim da transmissão, Luisa sugeriu algumas atividades para despertar o interesse nas práticas de Pensamento Visual e indicou ferramentas e livros sobre o tema:

📝 Dicas:

  • Criar sua lista de compras de forma visual com, ícones e cores;
  • Criar um calendário visual de atividades para as crianças;
  • Criar um slide visual com as informações de um projeto para a sua equipe;
  • Usar parede e post-its para elencar as atividades da semana;
  • Usar cores e tamanhos diferentes para chamar atenção.

💻 Ferramentas:

📚 Leitura:

  • Desenhando negócios (por Dan Roam);
  • Gestão visual de projetos (por Júlio Monteiro Teixeira);
  • Diário em tópicos (por Rachel Wilkerson Miller);
  • Reuniões visuais (por David Sibbet);
  • Business model generation (por Alexander Osterwalder e Yves Pigneur).

Educação Casa Firjan
O curso Pensamento Visual da Casa Firjan tem como objetivo desenvolver a habilidade de se expressar de forma visual. Essa habilidade pode ser usada em diferentes áreas, desde a sua organização pessoal até a facilitação de uma reunião ou esquematização de tarefas e projetos, com uma comunicação clara e efetiva. Não é necessário saber desenhar, pelo contrário, o curso desmistifica e reconecta pessoas ao ato de se expressar visualmente de forma livre e identidade própria. As vantagens da sua utilização são muitas: clareza na comunicação, maior compreensão por parte da equipe, facilidade para identificar erros, contribuição para uma visão macro da questão, integração de novos conhecimentos, desenvolvimento de didática da informação, resume o que é mais importante e etc.

Lives Educação Casa Firjan
Criatividade, pensamento visual, cultura maker e gamificação. Essa é apenas uma amostra dos temas abordados por especialistas e professores no projeto Lives Casa Firjan. A iniciativa, que integra a programação online da Casa em tempos de quarentena, acontece toda quarta-feira, às 13h, no perfil do Instagram e tem como objetivo desmistificar as habilidades que serão cada vez mais exigidas pelos profissionais e trazê-las, também, para o contexto da crise. 

Tópicos:
  • Educação
  • Pensamento Visual
  • Facilitação gráfica
  • Design
Em destaque
Artigos, Estudos e Pesquisas 30º Dossiê: Cultura maker nas empresas

Sua empresa entende que é possível inovar mesmo sem recursos para isso?

em 20/10/2020

Artigos, Estudos e Pesquisas 29º Dossiê: Consumer insights

Não basta ter acesso a dados, é importante ter um equipe capaz de extrair insights relevantes

em 08/10/2020

Artigos, Estudos e Pesquisas 28º Dossiê - Planejamento financeiro

Sua empresa consegue avaliar se está tomando decisões coerentes com o mercado?

em 06/10/2020