Oficina de Programação para não Programadores - 29/11

R$ 118,87

DIAS E HORÁRIOS
29, 30 de novembro; 1 de dezembro - segunda, terça e quarta

Aulas 1 a 3 - 19h às 21h
Aulas on-line ( ao vivo )

CARGA HORÁRIA
6 horas

O QUE É
Programar é, de maneira simples, instruir o computador a fazer tarefas que manualmente levaríamos muito tempo para executar. Antes de transmitir tais instruções, é necessário que haja um pensamento estruturado e objetivo para formulação do problema e sua solução; este processo é chamado de Pensamento Computacional - processo iterativo baseado nos estágios: abstração, automação e análise. Com o problema identificado e a formulação da hipótese de solução estruturada, de forma sequencial, podemos transmiti-las para que o computador as execute. A linguagem de programação é a maneira como comunicamos ao computador as etapas para resolver o problema identificado.

NESTE CURSO VOCÊ VAI APRENDER
Usar o Scratch, uma linguagem gráfica de programação desenvolvida pelo MIT para desenvolver programas divertidos e interativos. É, desse modo, uma excelente plataforma de prototipação. Além do Scratch, você também será introduzido à linguagem Python uma poderosa e versátil linguagem de programação utilizada pelas maiores empresas no mundo.

TEMAS ABORDADOS
Scratch
Introdução ao Python
Pensamento computacional
Solução de problemas

METODOLOGIA
Nossos cursos e oficinas foram desenvolvidos para que o aluno exerça um papel ativo na construção do próprio aprendizado. Por meio de projetos, atividades e experimentação, as aulas on-line e ao vivo criam um ambiente ideal para a troca de conhecimentos e experiência entre alunos e docentes.

DINÂMICA EAD
Aulas ao vivo e on-line realizadas na plataforma Zoom
Aulas gravadas e disponíveis apenas para consulta
Presença nas aulas ao vivo é obrigatória para certificação

MATERIAL DO ALUNO
Repositório de conteúdo on-line: material expositivo das aulas, material complementar, curadoria de conteúdos aderentes à temática do curso/oficina.

PARA QUEM É
Profissionais de qualquer setor que desejam conhecer os conceitos básicos e dar seus primeiros passos escrevendo códigos para solucionar problemas.

DOCENTE


Sérgio Júnior
Apaixonado por tecnologia e educação, formado em rede de computadores, especializado em redes de longa distância e pós-graduado em educação tecnológica. Possui experiência em ensino de Pensamento Computacional, programação e automatização de sistemas para iniciantes no mundo de desenvolvimento digital. Atua há 10 anos ministrando disciplinas tecnológicas, atualmente está como professor de tecnologia do colégio Liceu-Franco Brasileiro, professor de programação no colégio Cel e professor de robótica opcional na escola alemã.

REQUISITOS
Este curso/oficina não exige conhecimento prévio sobre o tema.
Idade mínima 16 anos.

Ter computador com a seguinte configuração para as aulas remotas:
• Internet com velocidade de 10Mb ou superior
• Obrigatório o uso da webcam durante as aulas
• Sistema Operacional: Microsoft® Windows® 7 SP1, Windows 8.1 ou Windows 10 (somente 64 bits) ou Apple® macOS™ Mojave v10.14;Apple® macOS™ High Sierra v10.13; Apple® macOS™ Sierra v10.12
• Processador: Intel® Core™ i5 a 1,6 GHz ou processador AMD® equivalente com tecnologia SSE2
• Memória: 4 Gb de RAM ou mais recomendados
• Placa gráfica: 512 Mb de GDDR RAM ou superior

BENEFÍCIOS ALUNO
10% de desconto nos cursos de toda rede SENAI para Aluno e Ex-aluno

DESCONTO PARA ASSOCIADOS FIRJAN
Empresas associadas à Firjan têm desconto exclusivo, para mais informações entrar em contato pelo e-mail casafirjan.educacao@firjan.com.br

SAIBA MAIS
Ficou interessado? Para informações sobre este e outros produtos da Casa Firjan, você pode entrar em contato com nossa equipe: casafirjan.educacao@firjan.com.br