Caminhos para o desenvolvimento sustentável

É possível conciliar sustentabilidade com crescimento econômico? Quais impactos as escolhas das empresas e da sociedade têm no planeta?

em 20/10/2019

É possível conciliar sustentabilidade com crescimento econômico? Quais impactos as escolhas das empresas e da sociedade têm no planeta? O que significa, exatamente, desenvolvimento? Nesta terça-feira (04/06), véspera do Dia Mundial do Meio Ambiente, a Casa Firjan reuniu especialistas para debater essas e outras questões na palestra “Caminhos para o desenvolvimento sustentável”, mediada por Marcelo Motta, professor da PUC-Rio. Esta foi a primeira das três palestras especiais do ciclo Aquário, promovidas em parceria com a terceira edição do LivMundi, Festival de Vida Sustentável. 

Assista à entrevista com Marcelo Motta:

Suzana Kahn, superintendente de Clima e Mercado de Carbono da Secretaria Estadual do Ambiente do Rio de Janeiro, falou sobre o conceito de desenvolvimento e como os indicadores de progresso atuais têm se modificado, no contexto da economia sustentável. “Quanto mais falamos sobre desenvolvimento sustentável, mais complicado se apresenta o cenário. Há uma demanda crescente por recursos naturais, mas o caminho que trilhamos não se sustenta, pois estamos consumindo cada vez mais e de modo desigual”, alertou. 

Segundo ela, a falta de recursos, a perda de biodiversidade e o aquecimento global estão alterando o equilíbrio da Terra e de sua atmosfera, o que requer medidas de mitigação ou adaptação. “A solução para superar a escassez dos recursos passa pelo avanço tecnológico. O Brasil, infelizmente, ainda investe muito pouco em ciência e tecnologia”, ponderou.

Já Álvaro Ferreira, doutor em geografia e professor da PUC-Rio, propôs pensar além da definição comum de sustentabilidade: “Quando falamos neste tema, o foco costuma ser na ‘natureza natural’. É preciso compreender o conceito a partir de múltiplas dimensões que se relacionam”. De acordo com ele, a dimensão social corresponde a uma maior equidade na distribuição de renda e de bens. A econômica, por sua vez, contempla um gerenciamento mais cuidadoso dos investimentos públicos e privados.

Assista à entrevista com Álvaro Ferreira:

“Tem também a espacial e a cultural. É premente trabalharmos uma relação urbano-rural mais equilibrada e uma melhor distribuição territorial de imóveis urbanos. Não podemos esquecer também de levar em conta soluções específicas para o lugar e valorizar sua cultura e seus saberes. Tudo isso se refere a desenvolvimento sustentável”, argumentou o geógrafo.

Perspectiva da indústria

Trazendo a visão do setor industrial sobre o tema, Gabriel Degues, especialista em reciclagem da Braskem, apresentou projetos da empresa inseridos no conceito de economia circular. Uma das iniciativas é a plataforma Wecycle, criada com o objetivo de desenvolver negócios que valorizem resíduos plásticos. A meta é entregar uma matéria-prima de plástico reciclado de alta qualidade, por meio de um ciclo consciente de produção entre os diversos elos da cadeia de reciclagem.

“O conceito de economia circular não diz respeito apenas às indústrias, mas também à sociedade. Por isso, nos preocupamos em desenvolver programas educativos, além de novos modelos de uso, coleta e análise de ciclo de vida dos materiais”, acrescentou Degues.

A palestra também contou com a apresentação da Orquestra Tubônica, do projeto Som+Eu, patrocinado pela Braskem, que alia educação ambiental com música, através de instrumentos inteiramente confeccionados com plásticos, tubos PVC e outros materiais.

Tópicos:
  • Aquário Casa Firjan
  • ESG
  • Sustentabilidade
  • Negócios sustentáveis
  • Economia verde
  • Nova Economia
  • Desenvolvimento sustentável
Em destaque
Aquário Casa Firjan Diversidade e Inclusão fora do papel: Impactos na inovação, bem-estar e competitividade das empresas

Especialistas em D&I explicaram caminhos para colocar a diversidade em prática de forma efetiva dentro das empresas e seus benefícios

em 18/08/2022

Aquário Casa Firjan Blockchain, Web 3.0 e os novos rumos da indústria

Especialistas debateram como a nova onda da internet e tecnologias como blockchain estão transformando modelos de negócio

em 05/08/2022

Aquário Casa Firjan Realidade estendida e metaverso

Experiências das tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada e como novas plataformas de metaverso poderão impulsionar a indústria foi tema de debate

em 21/07/2022