Como a Realidade Virtual e Realidade Aumentada vão impactar as empresas e a sociedade

Desafios éticos e impactos na vida das pessoas foi tema de debate entre especialistas em tecnologia

em 20/10/2019

Você provavelmente já ouviu falar em realidade virtual e aumentada, mas talvez não tenha ideia dos impactos que essas tecnologias vão gerar na sua vida nos próximos anos. Assista ao Aquário e entenda as principais características e tendências para VR e AR, os efeitos que geram no cérebro, como estão sendo implementadas nas empresas, desafios éticos e potenciais impactos na sociedade.

Colaboração: Studio KwO

Palestrantes:

Francisco Almendra | Cofundador Studio KwO
Mestre em Desenvolvimento Sustentável pela Harvard University e fotógrafo há mais de duas décadas, já visitou mais de 60 países e viveu na China, Sudão do Sul, África do Sul e EUA. Ao regressar ao Brasil em 2013, criou o projeto de video-arte Drone do Amor com um dos primeiros drones no Brasil, trabalhando para clientes como Globo e TV Record antes de montar o Studio KwO com seu sócio Nelson Porto em 2015. Além de CEO do KwO, Francisco é conselheiro da XRBR (Associação Brasileira de Produtores de Realidades Estendidas), evangelizador e palestrante em diversos eventos de tecnologia e realidade virtual, como o VR Bootcamp no Museu do Amanhã, Rio Creative Conference e Hyper VR Festival.

Nelson Porto | Cofundador Studio KwO
Designer e ilustrador, é empreendedor digital desde 2003 e criou os portais “Lá na Lapa” e “TodoRio.com”. Fotógrafo e videomaker, é VJ especialista em mapping e realizou projeções em inúmeros eventos no Rio de Janeiro. Fundou o Studio KwO VR em sociedade com Francisco Almendra, onde é responsável por Pesquisa e Desenvolvimento de Novas Tecnologias, Direção Criativa e Coordenação de Pós-Produção. Já foram palestrantes em diversos eventos no setor de VR, como no Festival Hyper VR 2017 e 2018, em São Paulo, e na Rio2C 2018 e 2019, no Rio de Janeiro, onde estrearam suas experiências interativas “Sonho Marroquino VR” e “Chama O Bloco”.

Liana Brazil | Cofundadora da Super Uber
Formada em Arquitetura e Urbanismo pela UFRJ e mestre em Telecomunicações Interativas pela New York University. Em Nova York, trabalhou como design e animação em empresas como HBOKids e Eyebeam Atelier, e participou de festivais como o NY Film Festival. Possui um livro intitulado Teoria de Imagens e Percepção (CCAA) e foi curadora artística da Bienal Mundial da Criatividade (RJ, 2012) e curadora de inovação do Rio2C Festival (RJ, 2018). Cofundadora da Super Uber, estúdio pioneiro na integração de design, arquitetura e tecnologia, que cria experiências que vão desde instalações individuais a exposições inteiras, performances e festivais, e expõe seu trabalho ao redor do mundo. No Brasil, participaram de projetos como o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Amanhã e a Cerimônia de Encerramento dos Jogos Rio 2016.

Russ Rive | Cofundador da Super Uber
Russ tem formação em eletrônica, software e automação. Em 1998, nos EUA, fundou a Everdream, líder em automação e administração de sistemas. A tecnologia Everdream tornou-se parte central da plataforma de serviços da Dell. Russ tem quatro patentes na área de automação. Em 1996, ele fez parte da equipe inicial da Zip2, fornecedora de software da indústria de mídia, com investidores como New York Times, KnightRider, SoftBank e Hearst Corporation. A Zip2 foi adquirida pela Compaq. É co-fundador da SuperUber, onde dedica-se a descobrir e reinventar novas formas de interagir com o conteúdo artístico de cada projeto.

Mauricio Ogawa |Gerente Geral de Tecnologia Firjan
Engenheiro e técnico mecânico, é head de Pesquisa e Desenvolvimento Firjan e Diretor da Faculdade SENAI Rio. MBA no programa executivo de inovação e negócios na Universidade da Pensilvania e pós graduado em Gestão de Projetos e em Gestão de Instituições de Tecnologia e Ensino Profissionalizante.

Tópicos:
  • Aquário Casa Firjan
  • Inteligência Artificial
  • Realidade Aumentada
  • Realidade Virtual
  • Sociedade
Em destaque
Aquário Casa Firjan Diversidade além do discurso: Como criar ações efetivas e porque isso é tão importante para as empresas

Encontro debateu alternativas para desenvolver mudanças estruturais nas organizações, promovendo a pluralidade e inclusão

em 28/07/2021

Aquário Casa Firjan A importância da governança corporativa e seu papel nas PMEs

Além de uma administração melhor, a governança promove a longevidade dos negócios

em 21/07/2021

Aquário Casa Firjan Da conversa à conversão: Tendências e boas práticas nas mídias sociais

Para especialistas, antes de entrar numa rede é preciso saber se o público alvo estará presente

em 15/07/2021