Sustentabilidade e Colaboração: cases de sucesso da Holanda

Empreendedores conheceram cases de sucesso de um dos países mais inovadores do mundo

em 20/10/2019

A nova economia é cada vez mais baseada em modelos colaborativos, e a sustentabilidade é uma premissa fundamental para a criação de valor de uma marca. Empreendedores e profissionais da área tiveram a oportunidade de conhecer cases de sucesso de um dos países mais inovadores do mundo, a Holanda, na Casa Firjan, em 19/06. O evento faz parte do ciclo Aquário e foi o último, este ano, realizado em colaboração com o LivMundi.

Com mais de 20 anos de atuação como executiva e consultora apoiando empresas a repensarem suas jornadas a partir de estratégias e práticas colaborativas, Ana Lavaquial, especialista em Economia Colaborativa, destacou que trilhar esse caminho requer ter foco no consumidor. “É preciso começar a pensar no serviço embutido no produto, tendo sempre os consumidores no centro do negócio”, explicou.

Inovações holandesas

Um dos exemplos é a Peerby.com, uma plataforma holandesa que permite que seus membros peguem emprestado o que precisam de outras pessoas em sua vizinhança. O site e o aplicativo dão às pessoas acesso a uma ampla variedade de produtos, como ferramentas, eletrônicos e equipamentos recreativos, sem a necessidade de comprar.

Segundo Daan Weddepohl, fundador e CEO da iniciativa, a missão da Peerby é tornar cada produto de consumo parte de um ciclo regenerativo. “No futuro, esse modelo de compartilhamento vai integrar empresas manufatureiras também, mudando diversos modelos de negócios mais tradicionais”, afirmou.

Outra ação é a VanMoof, que tem serviços de assinatura e de compra de bicicletas elétricas com qualidade e inovação. Tessa Hofte Koesveld, gerente de Marketing da empresa, tem feito parte do desenvolvimento da ideia, desde startup em Amsterdam até o patamar de líder de setor, já reconhecida globalmente.

“Nossas bicicletas são à prova de cidade, ou seja, elas escolhem os melhores trajetos e ainda são antifurto, sobem colinas e enfrentam ventos contrários”, contou. Para ela, esse tipo de locomoção é o futuro das cidades, que têm cada vez mais pessoas e trânsitos caóticos. “Te dá liberdade de andar para onde quiser e quando quiser. Além disso, com alta qualidade, impede os desgastes das bicicletas e seu descarte precoce”.

Por fim, Gert Van Vugt apresentou a Sustainer Homes, da qual ele é cofundador e CEO. A empresa é referência em construção sustentável por usar design inteligente e tecnologia inovadora para diminuir impactos negativos da construção civil. “Construímos casas e escritórios com base em um módulo de madeira inovador que é fácil de fazer e personalizar, mas construído para durar”, disse.

De acordo com ele, a madeira é tanto um armazenamento de CO2 como um bloco de construção robusto e ao mesmo tempo flexível. Através do processo de laminação, obtém-se um pedaço de madeira de onde se pode cortar e fresar qualquer forma que desejar. “As formas são geradas e otimizadas automaticamente pelo nosso programa de design, de modo que perdemos o mínimo de material possível e cortamos por uma fresadora controlada por computador”, completou. 

 

Tópicos:
  • Aquário Casa Firjan
  • ESG
  • Sustentabilidade
  • Negócios sustentáveis
  • Economia Colaborativa
Em destaque
Aquário Casa Firjan Diversidade e Inclusão fora do papel: Impactos na inovação, bem-estar e competitividade das empresas

Especialistas em D&I explicaram caminhos para colocar a diversidade em prática de forma efetiva dentro das empresas e seus benefícios

em 18/08/2022

Aquário Casa Firjan Blockchain, Web 3.0 e os novos rumos da indústria

Especialistas debateram como a nova onda da internet e tecnologias como blockchain estão transformando modelos de negócio

em 05/08/2022

Aquário Casa Firjan Realidade estendida e metaverso

Experiências das tecnologias de Realidade Virtual e Aumentada e como novas plataformas de metaverso poderão impulsionar a indústria foi tema de debate

em 21/07/2022