13 palestras selecionadas para ajudar a desenvolver a adaptabilidade

Conteúdo do ciclo adaptabilidade oferece um olhar prático sobre a transformação das empresas

em 26/08/2020

Economia de baixo contato, pensamento flexível, cultura do erro e tempos pós-normais são alguns assuntos que integram a nova coletânea Aquário Casa Firjan. A seleção com 13 palestras gratuitas faz parte do novo ciclo temático da Casa, que aborda a adaptabilidade não apenas como uma simples reação à crise, mas como um processo de geração de oportunidades, novos negócios e transformação das empresas. 

Um dos destaques da coletânea é a palestra "COVID-19: Sociedade 5.0, tempos pós-normais e a liderança do futuro", que contou com uma das lideranças de maior destaque no Brasil hoje, Luiza Helena Trajano. Na oportunidade, a presidente do Conselho de Administração da Magazine Luiza trouxe para o debate experiências de como se reinventar e exercitar o capitalismo consciente, e ainda reforçou a importância da inovação e do relacionamento para a gestão. 

“Temos que nos unir, carregar a generosidade e aumentar o nível de consciência de ser cidadão, nos responsabilizando pela desigualdade social. Essa tem que ser nossa meta concreta, porque desigualdade social é um desrespeito com a humanidade”, enfatizou.

Outro encontro que chamou a atenção do público foi o Aquário "Como impulsionar a criatividade e produtividade no home office". “O futuro do trabalho não é remoto - o presente do trabalho já o é. A chave não está em mais horas trabalhadas, e sim no equilíbrio e na qualidade de vida do time. A empresa e o empresário que não perceberem isso perderão dinheiro e talentos ano após ano até desaparecerem do mercado”, afirmou o Linkedin TopVoices, Marc Tawil. 

O Ciclo Adaptabilidade da Casa Firjan tem o objetivo de apontar caminhos aplicáveis para catalisar a retomada socioeconômica do Rio de Janeiro em um contexto de urgência. Segundo a gerente de conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery, o tema será abordado com um olhar prático, respaldado em uma mudança de mindset e ancorado em pilares como o desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais, e da flexibilidade organizacional.

Acesse a Coletânea Aquário Adaptabilidade no Youtube ou veja abaixo o conteúdo gratuito:

▪ Como Preparar Sua Empresa para a Era Digital

O professor doutor. Stephan F. Von Den Eichen apresenta a versão brasileira de sua obra “Digital Disuption - Como preparar sua empresa para a era digital”, que aborda a transformação digital e seu impacto na economia, nas empresas e no dia a dia das pessoas. A obra também discute suas tendências e padrões, incluindo descrições da utilização de tecnologias que estão mudando o panorama corporativo (Internet das coisas, big data, inteligência artificial, impressão 3D e robótica). 

Palestrante: Professor Prof. Dr. Stephan F. Von Den Eichen 

▪ Como o pensamento flexível pode mudar nossas vidas 

Em uma época de inovações tecnológicas sem precedentes e fluxo constante de informações, os desafios do mundo moderno são cada vez maiores. Para não sermos atropelados por eles, precisamos aprimorar nossa capacidade de adaptação. Em sua mais recente obra “Elástico”, Leonard Mlodinow – o aclamado autor dos best-sellers “O andar do bêbado” e “Subliminar” – ensina a liberar uma habilidade natural indispensável para progredirmos nesta era dinâmica: o pensamento flexível.

Palestrante: Leonard Mlodinow | Doutor em física pela Universidade da Califórnia, Berkeley, e autor dos best-sellers “O andar do bêbado” e “Subliminar”


▪ Histórias reais de pessoas e empresas que transformaram problemas em oportunidades 

O conceito Oportunidades Disfarçadas está por trás das maiores marcas e produtos. Empresas disruptivas como Netflix, Uber e Airbnb surgiram a partir de limitações de recursos, clientes insatisfeitos ou falhas na prestação de serviços. Mas essa mentalidade não é nada recente: há muito tempo ela impacta o mundo dos negócios. Neste Aquário, o autor do livro Oportunidades Disfarçadas, Carlos Domingos, nos ensina a pensar como os maiores líderes e empreendedores da história, que vêem oportunidades onde a maioria vê apenas problemas. 

Palestrante: Carlos Domingos | Autor do livro Oportunidades Disfarçadas 


▪ Economia da Longevidade: Como preparar o mercado para uma população cada vez mais madura



Estamos assistindo a uma transformação demográfica massiva no mundo todo. Em breve, a força de trabalho será constituída por pessoas de até cinco gerações e a projeção é que, globalmente, o número de pessoas com 60 anos ou mais dobre, chegando a mais de 2 bilhões em 2050. Como está o mercado de trabalho para essas pessoas? Como profissionais acima de 50 anos podem se manter relevantes diante das transformações digitais e velocidade das mudanças? O que as empresas devem fazer para se preparar para esse cenário?

Palestrantes: 
Mórris Litvak | CEO e Fundador da MaturiJobs
Marcia Tavares | Fundadora e CEO da WeAge


▪ Como gerenciar o estresse e aumentar a energia produtiva

Você se sente exposto a um excesso de informação? Sente que a vida está muito corrida? Esses aspectos, se não forem bem administrados, podem desenvolver problemas como ansiedade e, no âmbito do trabalho, podem levar ao “burnout” (esgotamento profissional). Que hábitos simples podemos adotar para gerenciar o estresse e ainda aumentar a energia produtiva? Especialistas de diferentes áreas, falam sobre como a inteligência emocional e o estilo de vida podem influenciar diretamente na sua performance, vida pessoal e até no seu DNA.

Palestrantes: 
Lucas Medeiros | Médico, PhD em neurociências
Valentina Seabra | Coach de gestão de negócios e propósito
Rodrigo Siqueira | Doutorando em Psicologia pela UFRJ e instrutor de Mindfulness
Bianca Feldman | Clínica médica com formação em Terapia Ayurvédica


▪ A Cultura do Erro nas Organizações

Quem nunca teve medo de errar? Esse é um dos maiores entraves nas empresas orientadas para a inovação. O temor da falha faz com que os funcionários evitem testar e experimentar novas ideias, criar novos processos, além de inúmeras oportunidades de aprendizagem e reciclagem serem perdidas por puro receio. A Cultura do Erro é a capacidade de ver a falha como algo que traz novos pensamentos e atitudes, redefinindo como o erro é tratado dentro de uma organização. Aprenda a aceitar a vulnerabilidade humana e a se autoquestionar, com Marcio Libar e sua filha, Giu Libar. 

Palestrantes: 
Marcio Libar | Ator, diretor e palhaço
Giu Libar | Criadora da comunidade Aceita Idiota, empreendedora e designer de experiência


▪ COVID-19: Desafios para a produtividade das indústrias | Aquário Casa Firjan

Diante das dificuldades impostas pelo COVID-19, é preciso descobrir novas formas de produzir. A adoção do home office, a revisão e adaptação dos negócios e as mudanças nos processos administrativos estão gerando inúmeros desafios. Desde as micro até as grandes empresas, é preciso uma nova cultura de negócio para vencê-los. Então como manter a produtividade? Que medidas de acompanhamento podem ser tomadas pelas empresas? Que estratégias de saúde estão sendo realizadas para os trabalhadores que são essenciais no processo produtivo? 

Palestrantes: 
Ana Carolina da Silva Martins | Advogada Coordenadora do Jurídico Cível e Trabalhista da Firjan
João Batista Mattosinho Filho | Diretor de Operações da Jaguar Land Rover Brasil e Presidente do Cluster Automotivo Sul Fluminense
Marcos Lemos Marinho | Gerente geral de saúde da Petrobrás
Daniel Habib | Diretor de Operações do MetrôRio
Mediação: Juliana Fontanezi | Especialista em saúde corporativa da Firjan


▪ COVID-19: Saúde emocional em tempos de confinamento e incertezas

​​​​​​

Dados da Previdência Social no Brasil apontam para um avanço de 12% em licenças concedidas pelo INSS por transtornos mentais e comportamentais entre 2017 e 2018. Com o isolamento social e as incertezas provocadas pela pandemia da COVID-19, sintomas de ansiedade e depressão tornam-se ainda mais comuns e colocam a saúde emocional como um dos grandes desafios a serem enfrentados pelas pessoas e organizações. Diante disso, o que fazer para manter a saúde e cultivar o equilíbrio emocional durante a quarentena? Como as empresas podem construir uma rede de segurança psicológica para seus colaboradores?

Palestrantes:
Caroline de Moraes | Psicoterapeuta cofundadora do Centro de Estudos de Felicidade do Canadá
Louise Quintella | Psicóloga Cognitivo-Comportamental e criadora do perfil @queridapsicologa
Hannah Chamon | Consultora de Cultura Organizacional especializada em Segurança Psicológica
Fabiana Garcia | Instrutora de Mindfulness da Casa Firjan e fundadora do Parceria Humana Studio


▪ COVID-19: Os desafios da reconversão industrial para as empresas 

Inúmeras ações empresariais têm contribuído para a mitigação dos danos da Covid-19, com iniciativas que vão desde a produção de máscaras e álcool em gel até respiradores artificiais. O momento é de reconversão industrial, ou seja, adaptação das estruturas e do potencial de produção de certos setores da indústria para produção de bens fundamentais neste período. Vamos debater sobre algumas soluções que estão sendo adotadas nesse sentido com profissionais que estão liderando essas iniciativas.

Palestrantes:
Gladstone Junior | Presidente SIMPERJ (Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado do Rio de Janeiro)
Fabricio Tardin | Diretor de operações da Dellas Thork
Vitor Gomes | Vice-presidente Comercial da Fashion Masks
Mediação: Júlia Zardo | Gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan


▪ COVID-19: Reputação corporativa e o poder de adaptação das empresas

Vivemos um momento muito desafiador para a gestão das empresas, mas também de grandes oportunidades de crescimento. Com a urgência da adaptação, é possível acelerar processos e fortalecer a reputação corporativa. Nesse painel, vamos apresentar um estudo recém lançado pela The RepTrac Company sobre os impactos reputacionais da pandemia da Covid-19 no Brasil e debater, com grandes profissionais, sobre o poder de adaptação das empresas diante do novo cenário. 

Palestrantes:
Marcus Dias | Vice-Presidente e Líder de Mercado no Brasil da The RepTrack Company
Leandro Pinto | CEO do Grupo Mantiqueira
Solange Carvalho | Diretora Administrativa e proprietária da Pion G


▪ COVID-19: Sociedade 5.0, tempos pós-normais e a liderança do futuro 

Com a consolidação da inteligência artificial e um mundo ultra conectado, discute-se o conceito de sociedade 5.0, que coloca o ser humano no centro de tudo. No entanto, diante da complexidade, caos e contradições dos tempos pós-normais, os desafios são muitos. Como nos conectar com essa nova sociedade? Qual é o papel das empresas e dos líderes nesse novo cenário? Que impactos podemos esperar nas dinâmicas sociais e empresariais com a pandemia da Covid-19?

Palestrantes:
Gil Giardelli | CEO 5Era e professor de inovação
Luiza Helena Trajano | Presidente do conselho de administração na Magazine Luiza
Eugênio Pimenta | Especialista em transformação digital


▪ COVID-19: O que é Economia de Baixo Contato e como ela impactará o seu negócio 

Segundo estudo da Board of Innovation, a Economia de Baixo Contato (Low Touch economy) é um novo estado socioeconômico provocado pela pandemia da Covid-19. Isto é caracterizado por interações com menos contato, medidas mais restritas de saúde e segurança, novos comportamentos humanos e mudanças na indústria. Diante disso, como se adaptar a esse novo contexto? Que medidas preventivas deverão ser tomadas pelas empresas e trabalhadores no retorno às atividades? Painel traz as perspectivas para o futuro do trabalho e apresenta o Guia de Orientações para a Retomada Segura das Atividades Industriais da Firjan.

Palestrantes:
José Luiz Pedro de Barros | Gerente Institucional de Saúde e Segurança do Trabalho na Firjan
Maurício Longo | Estrategista Digital, Cofundador do Mundo Exponencial
Roberta Vasconcellos | Cofundadora e CEO da BeerOrCoffee


▪ COVID-19: Como impulsionar a criatividade e produtividade no home office 

Diversas empresas já anunciaram que vão continuar com o home office mesmo após a pandemia, ainda que em modelo alternado. Uma tendência para a qual muitos especialistas já apontavam, o trabalho remoto se tornou, abruptamente, regra para boa parte dos profissionais. Mas como ser criativo e produtivo longe do escritório? Como gerir equipes e ser colaborativo à distância? Como essa rotina se encaixa nas micro e pequenas empresas e que perspectivas podemos ter para o futuro do trabalho? 

Marc Tawil | LinkedIn Top Voices, podcaster Jovem Pan e colunista da Época Negócios
Marina Roale | Head de pesquisa da Consumoteca
Léo Correa | Designer, empreendedor e especialista em criatividade
Andressa Tomasulo | Gerente Sênior de RH da GSK Brasil
 

Tópicos:
  • Adaptabilidade
  • Ciclo Adaptabilidade
  • Aquário Casa Firjan
Em destaque
Artigos, Estudos e Pesquisas 26º Dossiê Covid-19: Sound branding como estratégia de negócio

Conheça os elementos essenciais para criar uma identidade musical para empresas

em 21/09/2020

Artigos, Estudos e Pesquisas Adaptabilidade é fundamental para profissionais 50+

Em entrevista, Mórris Litvak, CEO da Maturi, fala sobre diversidade geracional no mercado de trabalho

em 15/09/2020

Artigos, Estudos e Pesquisas 24º Dossiê Covid-19: Flow – habilidades para alta performance

Definir objetivos que ofereçam aos funcionários um senso de propósito é fundamental para o estado de Flow

em 07/09/2020