Confira os resultados da pesquisa "Adaptabilidade da Indústria Fluminense frente à pandemia"

Indústrias fluminenses vão manter a transformação digital e os ajustes realizados nas operações

em 24/09/2020

Confira os resultados da pesquisa "Adaptabilidade da Indústria Fluminense frente à pandemia" Foto: Vinícius Magalhães

O conceito de adaptabilidade está diretamente relacionado à mudança e a como lidamos com ela. Em um mundo em constante transformação, continuamente surgem novos modelos de negócio, novos mercados e novos perfis e hábitos de consumidores. E, diante desse cenário, para se manterem competitivas e até mesmo sobreviverem é essencial que as empresas se adaptem.

A chegada do coronavírus e as transformações em escala mundial, decorrentes do isolamento social imposto pela pandemia, deixaram ainda mais evidente a importância da agilidade na tomada de decisões e na capacidade de resposta das empresas.

Na primeira quinzena de julho, foi realizada a pesquisa Adaptabilidade da Indústria Fluminense frente à Pandemia, elaborada pela Firjan, com dados da Sondagem Industrial. Foram consultadas empresas de pequeno, médio e grande porte dos setores da Indústria de Transformação e da Construção Civil, no estado do Rio Janeiro.

De acordo com a pesquisa, a maioria das indústrias fluminenses agiu para minimizar impactos futuros. E, mais ainda, 72,3% das empresas buscaram compreender como seriam afetadas pela pandemia antes da tomada de decisão.

BAIXE A PESQUISA

As principais mudanças foram realizadas na operação das indústrias, que revisaram suas despesas, negociaram com fornecedores e otimizaram sua logística. Mas além disso, a pandemia também proporcionou a adoção novas formas de trabalho e mudanças nas estratégias de negócios – incluindo aceleração digital das indústrias.

Quando olham para o futuro, mais de 90% das indústrias fluminenses planejam manter as mudanças operacionais realizadas durante a pandemia e mais de 80% que adotaram canais digitais pretendem mantê-los. É possível afirmar, então, que as mudanças trazidas pela pandemia de fato vieram para ficar.

Veja também
Análise de dados da Firjan aponta transformações no consumo provocadas pela crise do coronavírus 

Tópicos:
  • Adaptabilidade
  • Ciclo Adaptabilidade
  • Indústria
  • Indústria fluminense
  • Firjan
Em destaque
Artigos, Estudos e Pesquisas 78º Dossiê: ESG para líderes do futuro

É preciso que o ESG faça parte das estratégias rotineiras do negócio para que as ações alcancem resultados efetivos

em 08/08/2022

Artigos, Estudos e Pesquisas 77º Dossiê: ESG e o capitalismo de stakeholders

Gerar valor para todas as possíveis partes interessadas no negócio requer, antes de tudo, mudar a cultura

em 04/07/2022

Artigos, Estudos e Pesquisas Novas possibilidades de negócio com a materialização dos NFTs

NFTs reforçam a importância de experiências exclusivas para criar engajamento e ampliam as possibilidades de posse e pertencimento por parte dos seus detentores

em 13/06/2022