6 mulheres inspiradoras para pensar o futuro

Futuristas são referência mundial no mapeamento de tendências

em 06/03/2020

6 mulheres inspiradoras para pensar o futuro

Se o futuro é feminino, como diz o famoso slogan “the future is female”, o mapeamento de tendências também parece ser. Na Casa Firjan, sob liderança da antropóloga e pesquisadora Carolina Fernandes, uma equipe é responsável por desenvolver pesquisas estratégicas e antecipar temas de impacto para ajudar empresas, indústrias e profissionais a enfrentarem os desafios da Nova Economia.

Assista
Ideário Futuro do Trabalho

Por meio do desenvolvimento de estudos de futuro, ideários, reports e workshops, o Lab de Tendências identifica sinais de mudanças e seus possíveis desdobramentos na sociedade. O mais recente estudo produzido pela equipe, o relatório “Macrotendências 2020 – 2021” (assista ao vídeo abaixo), trabalha três cenários de futuros possíveis – “Equinosso”, “Hiperritmo” e “Tesselas” – diante dos questionamentos em torno do atual sistema socioeconômico e da emergência climática. O relatório estará disponível para download em breve.

Quer se inspirar e saber um pouco mais sobre tendências que vão transformar as dinâmicas sociais como as conhecemos hoje? Na semana do Dia Internacional da Mulher, o Lab de Tendências preparou uma lista com seis mulheres mundialmente reconhecidas no âmbito dos estudos de futuro. Confira!

Anne Lise Kjaer
Anne Lise Kjaer é uma líder futurista, autora e palestrante com uma mensagem inteligente e inspiradora. Sua metodologia wholebrain une o universo racional e emocional - moldando as estratégias e os principais conceitos que impulsionam negócios e marcas do futuro. Ela é fundadora da Kjaer Global, uma agência de previsão de tendências que trabalha com diversas empresas.

Amy Webb
Amy Webb é uma das principais futuristas norte-americanas, sendo nomeada pela Thinkers50 Radar como uma das 30 pessoas mais prováveis de moldar o futuro. Em 2006, Amy fundou o Future Today Institute, entidade que auxilia organizações de todo mundo a se prepararem para futuros complexos. Autora premiada, ela ainda atua com professora de previsão estratégica na Escola de Negócios da NYU.

Lidewij Edelkoort
Lidewij Edelkoort é uma das consultoras de tendência mais importantes do mundo. Fundadora da consultoria Trend Union, que fornece relatórios antecipando tendências em moda e design, e do think tank Studio Edelkoort, Li colaborou com marcas como Coca-Cola, Nissan, Lancôme, L'Oréal e Gucci, a criar produtos, aconselhando desde sua identidade e sua estratégia de desenvolvimento.

Rosa Alegria
Reconhecida por prever tendências na Indústria 4.0, Rosa Alegria é uma das mais importantes futuristas da América Latina, sendo a única brasileira mestre em Estudos de Futuro pela Universidade de Houston. Além de CEO do Projeto Millennium Brasil, Rosa ajudou a fundar o Núcleo de Estudos do Futuro na PUC-SP.

Faith Popcorn
Conhecida como “Nostradamus do Marketing”, Faith Popcorn é fundadora e CEO do BrainReserve, consultoria de marketing futurista criada em 1974. Autora bestseller, ela é reconhecida como a principal especialista em tendências dos Estados Unidos, tendo previsto algumas das maiores tendências na década passada, como hiper-realidade, alimentação orgânica e muito mais.

Marina Gorbis
Marina Gorbis é uma cientista social e futurista, que atua como diretora executiva do Institute For The Future. Marina é a autora responsável por apresentar e popularizar o conceito “Universal Basic Assets”, o conjunto de recursos básicos ao qual todas as pessoas têm direito, como moradia, saúde, educação e segurança.

Em destaque
Festival Futuros Possíveis Bate-papo com Stevens Rehen, Robert Anderson e Dina Zielinski

Palestrantes participaram da trilha "Transcendendo a fronteira do que é ser humano", na 2ª edição do Festival Futuros Possíveis

em 20/05/2020

Festival Futuros Possíveis Seria o DNA a melhor forma de armazenar dados digitais?

Dina Zielinski participou da terceira trilha da 2ª edição do Festival Futuros Possíveis, na Casa Firjan

em 20/05/2020

Festival Futuros Possíveis O futuro é transumano?

Assista à palestra "O futuro é transumano? Como usar a tecnologia para que humanos e transumanos vivam harmonicamente", com Robert Anderson

em 20/05/2020