Conheça a Trilha de Design Circular

É possível encontrar oportunidades de negócio ao estender o ciclo de vida de um produto

em 05/02/2020

Conheça a Trilha de Design Circular

Próxima turma prevista:
Trilha de Design Circular - dias 7, 14 e 17 de abril, das 10h às 19h.

Participe da Trilha de Design Circular

O futuro será das empresas que investirem em conveniência para o usuário aliada à responsabilidade ambiental. Para além da reciclagem como solução para as matérias-primas, é possível encontrar oportunidades de negócio na extensão do ciclo de vida de um produto, levando em consideração que depois de comprado ele pode ser modificado, atualizado, reparado, alugado, emprestado, usado para diversos fins, desmontado, redescoberto etc.

Você já ouviu falar em Design Circular?
O Design Circular propõe uma análise do ciclo de vida de um produto, buscando identificar onde há desperdícios e como podemos transformá-los em oportunidades de geração de valor. Por exemplo: através de melhorias no desempenho e construção do produto, ou até mesmo com a criação de novos serviços pós-venda que tragam conveniência para o usuário, é possível não só se tornar uma empresa mais responsável ambientalmente, como também identificar novas oportunidades de geração de receita. 

Participe da Trilha de Design Circular



Mas como realizar a transição da economia linear para a circular?
A resposta para essa pergunta está com os designers. Esta é a opinião de Pieter Van Os, cofundador do movimento holandês Circo (Creating business through Circular Design), que auxilia mais de 400 empresas a implementar projetos circulares. No Brasil, a Casa Firjan é a única instituição qualificada para aplicar o método Circo nas empresas. Assista: 

Como funciona essa capacitação na Casa Firjan? 
A Trilha Design Circular: Projetando Produtos e Negócios Circulares é um misto de capacitação e consultoria, com aplicação prática, que proporciona aos seus participantes uma visão global de modelos de negócio e estratégias de Design para potencializar a geração de valor de um determinado produto. Em três dias de aprendizado, trabalho intenso e colaboração com outras empresas, fazemos uso de metodologias e ferramentas desenvolvidas pela Circo para facilitar a criação de uma solução circular a partir de um dos produtos da sua empresa. 

O programa consiste em uma jornada de três dias (24 horas no total), partindo do diagnóstico do cenário atual até a construção de um plano de implementação. São até 10 empresas participando simultaneamente, e todas passam por um cuidadoso processo seletivo liderado por nossos especialistas para certificar a aplicabilidade da metodologia em seu contexto de atuação. L'Óreal, Enel, Grupo Petrópolis, Osklen e outras empresas de todos os tamanhos e diferentes setores já participaram da Trilha, na busca por se tornarem protagonistas da Economia Circular. 

Veja o que alguns representantes de empresas aprenderam ao participar da 3ª turma da Trilha de Design Circular:

Como faço para participar da Trilha de Design Circular? 
Após a abertura de novas turmas, o programa Cocriação da Casa Firjan disponibiliza um formulário para que empresas possam se pré-inscrever na Trilha. Feito o pré-cadastro, um de nossos especialistas entrará em contato para entender melhor a aplicabilidade da Trilha no contexto de atuação da empresa. Além disso, tentaremos balancear a turma com relação à quantidade de empresas por setor de atuação e porte, de modo que tenhamos um mix interessante que possa beneficiar as empresas participantes, gerando valor na troca de experiências.

Participe da Trilha de Design Circular

 

Em destaque
Educação “Programar é como aprender um novo idioma”, diz especialista

Bate-papo, no Instagram da Casa Firjan, apresentou os conteúdos abordados na oficina "Programação para não programadores"

em 03/07/2020

Educação "Comunicação não-violenta não deve ser usada apenas para resolver conflitos”

Para Diana Bonar, abordagem é uma forma de se relacionar sem culpa, medo ou punição

em 20/06/2020

Educação Storytelling para negócios exige aproximação com o público

É essencial selecionar boas histórias alinhadas ao objetivo de comunicação de uma empresa, afirma especialista

em 16/06/2020