Sem pensamento estratégico, não há planejamento estratégico

"A palavra de ordem é responsividade", afirma a CEO da Sensemakers, Denise Eler

em 20/04/2020

Pensar estrategicamente significa considerar os impactos não óbvios das ações, entendendo o mundo como um sistema complexo. Complexo é a característica daquilo que está tecido junto. Ou seja, uma ação em uma parte da rede, impacta outra parte. Acontece que empresas, embora sendo sistemas complexos, têm sido administradas como sistemas complicados, como uma linha de produção em série. A divisão do trabalho, a estrutura hierárquica, a separação entre trabalho intelectual e operário, as relações trabalhistas são algumas evidências de um modelo de pensamento linear, de curto prazo, que exclui a complexidade da equação.

Assista também
O pensamento ágil aplicado ao desenvolvimento humano na organização
Experiência do consumidor: o cliente no centro do negócio

Em uma visão mecanicista do mundo, e portanto, simplista, o ser humano é uma peça da engrenagem fabril e o futuro é um prolongamento do presente. A falta de pensamento estratégico leva a liderança a pensar apenas no curto prazo e a ignorar sinais de mudança no decorrer do percurso. Por isso, a palavra de ordem é responsividade: responder as mudanças.

Assista à pílula de conteúdo com Denise Eler, CEO da Sensemakers.
 

Tópicos:
  • Educação Executiva
  • Pensamento Ágil
  • Pensamento Estratégico
Em destaque
Pílulas de Conteúdo Como as empresas podem se preparar para os desafios do futuro, com Sohail Inayatullah

Futurista paquistanês esteve na Casa Firjan durante a Converge Capital Conference 2020

em 08/07/2020

Pílulas de Conteúdo O que é marketing de influência?

Carla Knoplech, da Agência Forrest, fala sobre o processo de cocriação de conteúdo digital

em 01/07/2020

Pílulas de Conteúdo Os impactos da criptomoeda na economia

Assista à entrevista com Rafael Nasser, especialista em blockchain, durante passagem pelo Aquário Casa Firjan

em 24/06/2020