Sensemaking: a prática de extrair sentido dos dados

Denise Eler: "Mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças"

em 27/04/2020

Sensemaking é o processo pelo o qual o ser humano cria sentido acerca do mundo que o rodeia para tomar decisões. É uma competência em evidência por causa do aumento exponencial de dados e informações desde o advento da era digital. Envolve entender e se fazer entender. Quando relacionado à liderança, o Sensemaking antecede a visão (de futuro). A liderança analisa forças de mudança e incertezas críticas para o negocio em um horizonte de tempo e imagina cenários possíveis.

Esta prática de trabalhar com futuros possíveis é mais aderente ao mundo VUCA: acrônimo para volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nesta mentalidade, a liderança entende que mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças, guiados por uma visão de futuro que pode mudar a qualquer momento.

Assista à pílula de conteúdo com Denise Eler, CEO da Sensemaker

Tópicos:
  • Inovação
  • Liderança
  • Sensemaking
  • Gestão
Em destaque
Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências A importância da cultura de pertencimento para o desenvolvimento organizacional

Escuta ativa e reconhecimento dos colaboradores contribuem para um ambiente de trabalho mais saudável

em 15/04/2021

Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências Games como ponto de contato com o consumidor

Jogos são valiosos em campanhas de marketing, aponta Bernardo Mendes, CGO na Druid

em 08/04/2021

Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências Uma boa inovação começa com um bom insight sobre o futuro

Para Marina Gorbis, diretora do Institute for The Future, considerar diferentes possibilidades de futuros é fundamental para desenvolver produtos inovadores

em 01/04/2021