Sensemaking: a prática de extrair sentido dos dados

Denise Eler: "Mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças"

em 27/04/2020

Sensemaking é o processo pelo o qual o ser humano cria sentido acerca do mundo que o rodeia para tomar decisões. É uma competência em evidência por causa do aumento exponencial de dados e informações desde o advento da era digital. Envolve entender e se fazer entender. Quando relacionado à liderança, o Sensemaking antecede a visão (de futuro). A liderança analisa forças de mudança e incertezas críticas para o negocio em um horizonte de tempo e imagina cenários possíveis.

Esta prática de trabalhar com futuros possíveis é mais aderente ao mundo VUCA: acrônimo para volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nesta mentalidade, a liderança entende que mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças, guiados por uma visão de futuro que pode mudar a qualquer momento.

Assista à pílula de conteúdo com Denise Eler, CEO da Sensemaker

Tópicos:
  • Inovação
  • Liderança
  • Sensemaking
  • Gestão
Em destaque
Pílulas de Conteúdo Como as empresas podem se preparar para os desafios do futuro, com Sohail Inayatullah

Futurista paquistanês esteve na Casa Firjan durante a Converge Capital Conference 2020

em 08/07/2020

Pílulas de Conteúdo O que é marketing de influência?

Carla Knoplech, da Agência Forrest, fala sobre o processo de cocriação de conteúdo digital

em 01/07/2020

Pílulas de Conteúdo Os impactos da criptomoeda na economia

Assista à entrevista com Rafael Nasser, especialista em blockchain, durante passagem pelo Aquário Casa Firjan

em 24/06/2020