Sensemaking: a prática de extrair sentido dos dados

Denise Eler: "Mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças"

em 27/04/2020

Sensemaking é o processo pelo o qual o ser humano cria sentido acerca do mundo que o rodeia para tomar decisões. É uma competência em evidência por causa do aumento exponencial de dados e informações desde o advento da era digital. Envolve entender e se fazer entender. Quando relacionado à liderança, o Sensemaking antecede a visão (de futuro). A liderança analisa forças de mudança e incertezas críticas para o negocio em um horizonte de tempo e imagina cenários possíveis.

Esta prática de trabalhar com futuros possíveis é mais aderente ao mundo VUCA: acrônimo para volátil, incerto, complexo e ambíguo. Nesta mentalidade, a liderança entende que mais importante que seguir um plano, é a capacidade de responder com rapidez e inteligência às mudanças, guiados por uma visão de futuro que pode mudar a qualquer momento.

Assista à pílula de conteúdo com Denise Eler, CEO da Sensemaker

Tópicos:
  • Inovação
  • Liderança
  • Sensemaking
  • Gestão
Em destaque
Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências Sonhos coletivos para construir um futuro sustentável, com Sidarta Ribeiro

"Todas as vezes que começamos a sonhar estamos potencialmente gerando novas ideias e mudanças comportamentais", explica o neurocientista

em 11/08/2022

Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências O poder dos dados na estratégia de negócios

"Não só contratar cientistas de dados, mas também aumentar o nível de letramento de dados de todos da empresa seria muito valioso", defende Rebecca Nugent

em 22/07/2022

Pílulas de Conteúdo - Lab de Tendências Saúde mental em foco no trabalho remoto

Atuar de maneira preventiva e preditiva é importante para promover a segurança psicológica nas empresas, explica Ana Carolina Peuker

em 14/07/2022