Fabricação digital e cultura maker: onde a criação colaborativa acontece

Ambientes de criação colaborativa têm ajudado a combater a crise do coronavírus. 

em 01/05/2020

Fabricação digital e cultura maker: onde a criação colaborativa acontece

A fabricação digital e a cultura maker pautaram mais uma edição da Live Educação da Casa Firjan. Durante a transmissão, o responsável pelo Fab Lab da Casa, Felipe Laranja, e a designer e instrutora do espaço, Rozeani Araújo, discutiram os impactos positivos desse movimento que envolve ambientes de criação colaborativa e têm ajudado, inclusive, a combater a crise do coronavírus. 

Fabricação digital, segundo a dupla, nada mais é do que uma tecnologia que transforma bits em átomos, ou seja, possibilita a criação de objetos físicos por meio da utilização de programas de computador em máquinas automáticas como as impressoras 3D.

Na conversa online realizada em 16 de abril, o Fab Lab - o laboratório de fabricação da Casa Firjan - foi abordado como espaço de experimentação e estímulo à dinâmica “faça você mesmo”. “Não é preciso ter uma formação específica para desenvolver a cultura maker e criar usando fabricação digital. Basta ter espírito de autonomia, curiosidade e disposição”, lembrou Felipe Laranja, que também é tecnólogo em automação industrial. 

Ele acrescentou que a fabricação digital está ligada à cultura maker porque é um grande facilitador para materializar coisas. Já os Fab Labs e outros espaços makers oferecerem ferramentas necessárias para dar forma às ideias. "Nessa dinâmica comum ao Fab Lab é onde reside o mais precioso da cultura maker: o ambiente de criação colaborativa”, frisa. 

Conheça: Quarentena Maker da Casa Firjan: aprenda a fazer projetos em casa

Pelo tempo de experiência com Fab Labs, os docentes observaram que o ambiente desperta o interesse em experimentar e tentar criar outros projetos que não envolvem somente à área de atuação dos makers. “A busca por soluções pode estimular o empreendedorismo e transcender o individual, criando produtos e dando origem a novos modelos de negócios”, complementou Rozeani. 

Produção de face shields é exemplo da força maker

Um dos exemplos que comprovaram o impacto do movimento maker no cenário da pandemia foi a fabricação dos face shields, protetores faciais que ajudam a proteger os profissionais da saúde durante o combate ao coronavírus. 

Segundo Rozeani, por meio de um arquivo de fabricação digital que pôde ser baixado e reproduzido, a iniciativa ganhou contornos jamais antes imaginados. “Comunidades maker do mundo todo se organizaram para fazer testes e verificar com equipes médicas locais se os produtos realmente atendiam às demandas dando origem a upgrades do projeto em uma velocidade muito rápida. Isso é cultura maker”, finalizou. 

📝 Veja algumas dicas para despertar o espírito maker:

•    Seja curioso;
•    Perceba as coisas a sua volta e como foram feitas;
•    Desmonte coisas, se puder;
•    Descubra como os objetos funcionam;
•    Não tenha medo de errar;
•    Tenha a postura de aprender fazendo.

📚 Leituras:

  • Makers - A Nova Revolução Industrial
  • Designing Reality: How to Survive and Thrive in the Third Digital Revolution
  • Fab City: The Mass Distribution of (Almost) everything
Tópicos:
  • Fab Lab
  • Fabricação Digital
  • Criatividade
  • DIY
Em destaque
Educação “Programar é como aprender um novo idioma”, diz especialista

Bate-papo, no Instagram da Casa Firjan, apresentou os conteúdos abordados na oficina "Programação para não programadores"

em 03/07/2020

Educação "Comunicação não-violenta não deve ser usada apenas para resolver conflitos”

Para Diana Bonar, abordagem é uma forma de se relacionar sem culpa, medo ou punição

em 20/06/2020

Educação Storytelling para negócios exige aproximação com o público

É essencial selecionar boas histórias alinhadas ao objetivo de comunicação de uma empresa, afirma especialista

em 16/06/2020