Aquário Casa Firjan chega a 100°edição

Adaptadas ao formato online durante a pandemia, palestras semanais abordam tendências de inovação no contexto da nova economia

01/06/2020

Aquário Casa Firjan chega a 100°edição

O compromisso é semanal e o conteúdo, relevante. Desde agosto de 2018, o Aquário da Casa Firjan leva para o público debates sobre futuro e inovação no contexto da nova economia. O objetivo? Sensibilizar e alertar líderes empresariais, gestores e profissionais sobre as tendências de mercado que transformam a realidade das pessoas e empresas. Nesta terça-feira (2), a iniciativa chega em sua 100° edição e, em formato online e gratuito, aborda as Estratégias ambientais das empresas durante a pandemia, em sintonia com Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira, dia 5. 

“O foco do Aquário não é abordar um futuro distante, mas evidenciar tendências aplicáveis para o momento. É por isso que sempre buscamos aliar o olhar de algum técnico ou especialista da academia com a experiência de quem já aplica a estratégia na prática empresarial”, lembra a gerente de conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery. Em sua visão, essa é justamente a riqueza dos encontros: mostrar que a inovação é possível e não se encontra em nível abstrato. 

 Um dos responsáveis pela curadoria e por grande parte das mediações, Iuri Campos, do Lab de Tendências da Casa Firjan, relembra alguns nomes importantes que já participaram, como Domenico De Masi, sociólogo e autor do conceito ócio criativo, Marcelo Gleiser, primeiro físico e astrônomo latino-americano a vencer o Prêmio Templeton, Kate Raworth, Economista britânica autora de “Economia Donut” e Haemin Sunim, monge coreano e autor do best-seller As coisas que você só vê quando desacelera. O Aquário também tem parcerias com editoras e grupos de mídia que colaboram com a curadoria dos encontros e já reuniu quase 10 mil pessoas na Casa Firjan.

Em tempos de pandemia, conteúdo complementar
Durante a pandemia do coronavirus, o Aquário também se adaptou e, desde 17 de março, passou a ser online e gratuito. Outra novidade é possibilidade de se aprofundar nos conteúdos abordados nos encontros, através da plataforma virtual Konviva, onde os internautas podem acessar links de referência, matérias, vídeos e ainda garantir um certificado de participação. “Também lançamos durante a pandemia o Dossiê, um documento que resume os assuntos abordados pelo Aquário de forma organizada e ilustrada para maior compreensão do público” complementa Maria Isabel. 

Interessados em assistir edições anteriores do Aquário, podem acessar as coletâneas  Empreendedorismo, Gestão Estratégica, Criatividade, Bem-estar na vida pessoal e nos negócios, Tecnologias Disruptivas, Marketing, Comunicação e VendasEconomia Circular e modelos de negócios sustentáveis, Comportamento, Cultura e Sociedade.

Laboratório de reinvenção.
A fundadora da startup human:ia - futuros aplicados, Giselle Santos, viu a sua vida profissional se transformar depois de frequentar alguns Aquários. Um dos encontros que mais chamou sua atenção foi o Ciência de dados e seu potencial transformador nas organizações, palestra de Ricardo Cappra, cientista chefe do Cappra Institute. “O Aquário, para mim, foi uma mola propulsora, um laboratório para que eu pudesse seguir novas trilhas e me reinventar”, lembra. 

Foi nesse contexto de inovação, que a carioca que já trabalhava com tecnologia resolveu dar forma ao seu novo projeto de vida, startup de educação que tem como objetivo fomentar o acesso harmônico das inteligências humanas e artificiais. “Para mim a Casa Firjan e o Aquário fazem esse importante trabalho de informar, formar e ser inspiração para que as pessoas se encontrem e se reinventem.”

Outra presença confirmada nos encontros da Casa é Jorge Aldrovandi, CEO da Babel-Team Soluções Estratégicas para Inovação Digital. “Eu procuro conteúdo para estabelecer contatos. Nesse sentido, os diálogos sempre foram muito interessantes porque são bem interativos e fornecem as últimas tendências, um insumo incrivelmente valioso para mim”, lembra. Os Aquários ocorrem todas as terças-feiras, a partir das 19h, e podem ser acessados aqui