Playlist com sessões de mindfulness auxilia o desempenho de profissionais, líderes e gestores

Disponibilizada gratuitamente, vídeos apresentam sessões virtuais de 30 minutos

30/10/2020

Playlist com sessões de mindfulness auxilia o desempenho de profissionais, líderes e gestores

Saber gerir as emoções, reduzir o estresse e promover um clima positivo para sua equipe estão entre os resultados produzidos pela prática de mindfulness, habilidade de trazer a atenção para o presente. Os benefícios incluem também a melhoria da produtividade, por aumentar a capacidade de sustentar a atenção em uma tarefa, contribuindo para a tomada de decisões éticas e o desenvolvimento de soluções criativas dos problemas, além de empatia.

Tudo isso está literalmente na palma da mão de todos os interessados, por meio da playlist de sessões de mindfulness da Casa Firjan, no YouTube ou aqui, e pode ser acessada do celular ou outro dispositivo conectado à internet. Disponibilizada gratuitamente, a relação de vídeos apresenta as sessões virtuais realizadas ao longo da pandemia, de março a outubro, permitindo que a prática seja feita em casa. Cada vídeo tem duração média de 30 minutos e a maior parte traz um tópico trabalhado na sessão, como liderança consciente, atenção plena e planejamento. São 29 práticas no total.

“Quando desenvolvemos mindfulness para executivos, alguns benefícios ocorrem: começamos a acessar recursos mentais e emocionais de uma forma que não podemos quando nossas mentes estão estressadas, preocupadas ou hiperagitadas”, ressalta Rodrigo Siqueira, um dos facilitadores da prática na Casa Firjan, que é doutor pelo Instituto de Psicologia da UFRJ, com extensão doutoral na Universidade da Califórnia (Berkeley) e tese sobre mindfulness em empresas.

O estímulo à prática começou logo após a inauguração da Casa Firjan, em 2018, com sessões gratuitas e cursos indicados a todos que queiram se aprofundar nesse autoconhecimento. Fabiana Garcia e Fernanda Miguez, professoras do Curso de Mindfulness da Casa, contam que o isolamento social tornou a prática ainda mais necessária. “O momento que vivemos hoje pode nos desconectar de nós mesmos e do outro. As relações ficaram mais desafiantes, o que requer respostas mais conscientes. A pandemia trouxe o entendimento da necessidade de cuidar da mente”, explica Fernanda.

Fabiana, por sua vez, pontua que as sessões são como uma ginástica mental. “O mindfulness traz uma qualidade de presença que não temos quando estamos no ‘piloto automático’. A prática é um treino que fortalece a mente. E sabemos que o excesso de estímulos dificulta ter foco. Vamos deixando lacunas que podem gerar frustrações. Por isso, vejo o mindfulness como uma ginástica mental”, afirma.