Universidade-empresa: Brasil pode ganhar com essa parceria. Saiba por quê

Criação de inovações ocorre através de pesquisa e desenvolvimento (P&D), com equipes e laboratórios dedicados a estudar algo específico

em 03/05/2022

Universidade-empresa: Brasil pode ganhar com essa parceria. Saiba por quê

Por Julia Zardo e Carolina Jaguaribe*

Testemunhamos em nossa rotina a inovação todos os dias. Os caminhos possíveis de desenvolvimento que um produto ou serviço passa entre ser um projeto e entrar no mercado são muitos. E para que seja inovador, a relação universidade-empresa desempenha um papel importante. As universidades concentram conhecimento científico de ponta e, do outro lado, a empresa possui conhecimento prático e de mercado. A união destes universos é poderosa e pode se dar em diferentes momentos e formatos.

Leia o artigo na íntegra, publicado na coluna Inovação e Sociedade, na Veja Rio.

*Julia Zardo é gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Carolina Jaguaribe é especialista em ambientes de inovação.

Tópicos:
  • Ambientes de Inovação
  • Inovação
  • Parcerias estratégicas
  • Colaboração
  • Pesquisa
Em destaque
Ambientes de Inovação Macrotendências: como se antecipar diante das mudanças

Tecnologias imersivas, crise climática e um novo mundo do trabalho são alguns dos temas que devem mobilizar a sociedade nos próximos dois anos

em 03/03/2022

Ambientes de Inovação Inovação e diversidade já são realidade para os negócios

Necessidade da diversidade de raças, gerações, de gênero e sexualidade está sendo percebida como ferramenta para aumentar a competitividade das empresas

em 18/01/2022

Ambientes de Inovação Repensando a performance: neurotecnologia e as novas fronteiras do cérebro

Repensar a forma como performamos é fundamental para criar o futuro que queremos

em 16/11/2021