Experiências de ecossistemas de inovação no Brasil

Modelo de inovação de Santa Catarina ganhou destaque durante a palestra

em 08/10/2019

 

De acordo com o Global Startup Ecosystem Report de 2019, mais de 70% do fator de êxito das startups que atingiram o valor de um bilhão de dólares está relacionado ao ecossistema empreendedor e de inovação.

Os ecossistemas de inovação são grupos de atores que trabalham de forma cooperativa e interdependente para fomentar o empreendedorismo e para desenvolver inovação de forma dinâmica.

A 3° edição do Diálogos da Inovação apresentou experiências de ecossistemas de inovação no Brasil com destaque para a experiência do modelo de inovação de Santa Catarina. O estado se consolidou como referência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Os Centros de Inovação, idealizados pelo governo catarinense, são referência para o fomento ao empreendedorismo e para o desenvolvimento de novas vocações regionais, as quais aproximam e conectam o poder público, as universidades e a iniciativa privada.

Sobre os palestrantes:

Angela Uller
Presidente do Conselho Superior da Faperj, presidente da Redetec e ex-diretora da Coppe/UFRJ. Angela foi diretora da Coppe de 2003 a 2007, tendo sido a primeira e única mulher até o momento eleita para o cargo na instituição. Desde agosto de 2015, coordena a unidade Coppe da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii-Coppe), que administra projetos de ponta da área de Engenharia Submarina para Exploração de Óleo e Gás, realizados em parceria entre universidade, empresas e governo federal. Formada em Engenharia Química pela UFRJ, em 1975, Angela concluiu seu doutorado na École Supérieure de Chimie, Université de Paris, em 1980. No mesmo ano ingressou como docente no Programa de Engenharia Química da Coppe, onde havia concluído seu mestrado em 1976.

Na Coppe, Angela também foi diretora da Fundação Coppetec, de 1990 a 2007, e diretora de Tecnologia e Inovação, de 2002 a 2003. Na UFRJ, foi pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa da UFRJ (2007 a 2011) e chefe de gabinete da Reitoria da UFRJ (2011 a 2015).

José Eduardo Azevedo Fiates
Diretor de Inovação da Federação das Indústrias de Santa Catarina. Fiates é atualmente Diretor Executivo do Sapiens Park e superintendente da Fundação Certi, duas instituições que transformaram Santa Catarina em ternos de inovação tecnológica e empreendimentos na área de informática. Engenheiro mecânico pela UFSC, com doutorado pela mesma instituição, possui experiência na área de empreendedorismo, inovação e venture capital, José Fiates tem atuado em diversos projetos que contribuem para a transformação da cidade de Florianópolis na Capital da Inovação. É sócio fundador da Cventures, empresa de Gestão de Recursos de Venture Capital e Aceleração de Negócios Inovadores, atualmente é cogestora de um Fundo de Venture Capital de R$ 59 milhões para empresas inovadoras em TICs, life sciences e energia.

José Augusto Pereira da Silva 
Pesquisador do Centro de Pesquisa de Tecnologia de Inspeção da PUC/RJ, mestre em Engenharia de Telecomunicações pela PUC/RJ e sócio da Pipeway Engenharia. A empresa teve início em 1997 na incubadora Gênesis, voltada para o monitoramento de dutos de óleo e gás, e hoje está presente em 4 continentes.

Em destaque
Diálogos da Inovação Diálogos da Inovação no Agronégocio

Encontro abordou impactos da tecnologia para grandes e pequenos agricultores

em 27/11/2019

Diálogos da Inovação O impacto social dos dados

Evento marcou o lançamento da pesquisa “Perfil de Inovação da Indústria Fluminense”

em 14/11/2019

Diálogos da Inovação Inovação na saúde

Especialistas debateram as principais tendências de inovação no setor da saúde

em 09/10/2019