Síntese do Diálogos da Inovação: Serviços Digitais no Governo

Especialistas debateram como aperfeiçoar os serviços públicos digitais

em 15/07/2021

A primeira edição dos Diálogos da Inovação de 2021, série realizada pela Firjan em parceria com a Faperj, reuniu especialistas, em 18/05, para debater os serviços digitais nos governos a partir dos avanços do Brasil e Estônia no processo de transformação digital. A partir desse encontro, a Gerência de Ambientes de Inovação produziu uma síntese que reúne as reflexões apresentadas pelos palestrantes a partir dos cases internacionais e nacionais de digitalização em governos.

BAIXE A SÍNTESE

A Estônia faz parte de um grupo de países no topo do Índice da ONU de Desenvolvimento de E-Governo (governo digital), passando da 16º colocação em 2018 a 3º em 2020. Identificações digitais inteligentes e votação eletrônica por celular são exemplos de serviços on-line oferecidos aos cidadãos. O país estima que a burocracia reduzida economizou 800 anos de tempo de trabalho.  

No Brasil, a Secretaria de Governo Digital já oferece 4.300 serviços, sendo 68% digitais, a 100 milhões de cidadãos cadastrados. Confira o resumo do debate com os principais tópicos abordados por Luis Felipe Monteiro, secretário de Governo Digital no Ministério da Economia, Florian Marcus, especialista em digitalização e consultor de transformação digital no e-Estônia Briefing Center, e Caetano Penna, consultor-especialista da Diretoria de Tecnologia da Faperj.

Assista ao evento na íntegra.

Tópicos:
  • Diálogos da Inovação
  • Ambientes de Inovação
  • Ecossistema de Inovação
  • Digitalização
Em destaque
Sínteses 14ª Síntese Pensa Rio: Ética e gestão

Rio precisa de sociedade civil organizada e liderança mobilizadora, aponta Paulo Hartung

em 27/07/2021

Sínteses 13ª Síntese Pensa Rio: Cidades biofílicas

"Metade da população do planeta vive em cidades, caminhando para muito mais. Temos que resolver a crise climática", afirma Sérgio Besserman

em 27/07/2021

Sínteses 12ª Síntese Pensa Rio: O papel social das empresas

"Desenvolver um olhar humanizado tornou-se um atributo fundamental para o sucesso dos negócios”, afirma Rosiska Oliveira

em 27/07/2021