17ª Síntese Pensa Rio: Quais são as oportunidades de um Rio mais sustentável?

"O Brasil é o país mais negativo para o ambiente global se você verificar os últimos 50 anos", aponta José Luiz Alquéres

em 12/08/2021

17ª Síntese Pensa Rio: Quais são as oportunidades de um Rio mais sustentável?

O Rio de Janeiro hoje comporta como parte da sua marca a discussão ecológica. A ECO 92, a Rio+20, e futuramente em 2022, a Rio+30, tornaram o Rio de Janeiro um centro para se buscar novas formas de lidar com a sustentabilidade, principalmente tratando da pauta das emissões de zero carbono, a importância de ações locais e globais.

Sérgio Besserman, Professor, conselheiro da Casa Firjan, curador de clima e sustentabilidade do Museu do Amanhã e Coordenador Estratégico do Climate Reality Project Brasil, coloca que “o que esquenta o planeta é o estoque de gases, se você resolver daqui a 10 anos ‘meu deus, desliga o interruptor’ o estoque já está formado e os gases demoram 100 anos para decair.” e Eduardo Caveliere, Secretário do Meio Ambiente do Município do Rio de Janeiro, completa “se a gente não fizer isso logo, a gente dificilmente vai conseguir controlar o estoque de gases, daí a expressão emergência climática”.

A partir dessas constatações e com base na discussão da 17ª Edição do Pensa Rio “Quais são as oportunidades de um Rio mais sustentável?”, a Casa Firjan desenvolveu um conjunto de infográficos para sintetizar as principais ideias e soluções debatidas e identificadas no evento. O objetivo desta síntese visual é trazer informações que contribuam para o debate sobre novos caminhos para o estado do Rio de Janeiro.

BAIXE A SÍNTESE

Assista ao Pensa Rio - Quais são as oportunidades de um Rio mais sustentável?

Tópicos:
  • Síntese Pensa Rio
  • Rio de Janeiro
  • Sustentabilidade
  • Oportunidades de negócio
Em destaque
Sínteses Síntese do Diálogos da Inovação: Serviços Digitais no Governo

Especialistas debateram como aperfeiçoar os serviços públicos digitais

em 15/07/2021

Sínteses 16ª Síntese Pensa Rio: O que o Rio precisa para se tornar uma soft power house?

“O soft power é o poder de influência exercido por um lugar pela sua cultura", definiu Alessandra Baiocchi

em 15/07/2021

Sínteses 15ª Síntese Pensa Rio: A importância da pluralidade de influências nas empresas

"Qualquer diversidade, comprovadamente, gera melhores resultados financeiros", aponta Christiane Aché

em 24/06/2021