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Diálogos Criativos #3 - Soft Power e Indicação Geográfica: uma combinação para potencializar o Rio de Janeiro

06 de dezembro de 2023

Diálogos 3

A 3ª edição do Diálogos Criativos, presencial na Casa Firjan, vai discutir como o uso da Indicação Geográfica, combinada com a força do Soft Power, é capaz de fortalecer a indústria fluminense, diferenciá-la positivamente e se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. 

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Programação

16h30 - Início do credenciamento

17h - Início da programação e boas-vindas - Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan

17h05 - Abertura institucional e objetivos do Diálogos Criativos

17h10 - Momento Comunidade 1

17h15 - Indicação Geográfica: o que é, para que serve e como pode gerar valor para a indústria fluminense - Pablo Regalado, coordenador-geral Substituto de Marcas, Indicações Geográficas e Desenhos Industriais no INPI.

17h30 - O caso de sucesso das cachaças do Rio de Janeiro: o uso do Soft Power fluminense e a Indicação Geográfica de Paraty - Kátia Espírito Santo, presidente da Associação dos Produtores e Amigos da Cachaça do Rio de Janeiro - (Apacerj).

17h45 - Momento Comunidade 2

17h50 - Inovação e qualidade: o uso de blockchain no processo de Indicação Geográfica nos vinhos da região serrana fluminense - Eduardo Krempser, pesquisador na Fundação Oswaldo Cruz e CTO na QuipoTech, 

18h - Momento Comunidade 3

18h05 - Mesa de Diálogo - Julia Zardo; Pablo Regalado; Kátia Espírito Santo; Eduardo Krempser

18h25 - Interação com a plateia

18h55 - Considerações finais e ações para 2024: Diálogos Criativos e Mapeamento da Indústria Criativa no Brasil - Leo Edde, presidente do Sindicato Interestadual da Indústria Audiovisual e Vice-Presidente da Firjan.

19h - Agradecimentos I Início da Integração

20h - Encerramento

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Mas o que é Indicação Geográfica?
A Indicação Geográfica é um ativo de propriedade intelectual que busca valorizar a origem e a qualidade de produtos e serviços inerentes ao território em que são produzidos. Considerando que os produtos e serviços possuem seus processos produtivos alinhados com as características do local - cultura, clima e relevo, por exemplo -, elementos como tradição e história são agregados, gerando uma qualidade específica. E o retorno também é financeiro: segundo o Instituto Nacional de Propriedade Intelectual, um produto valoriza entre 20% e 50% com registro de Indicação Geográfica.

Soft power, lugares e cidades
Vários lugares como Austrália, Espanha, Amsterdam, Dubai, Porto, fazem o uso estratégico do Soft Power. Nova York é um exemplo emblemático de uma cidade que investiu nessas estratégias. Nos anos 70, a cidade estava com uma dívida bilionária, 300 mil desempregados, serviços de coleta de lixo em greve e crime crescente. Em meio a esse caos social e econômico, o governo apostou em uma manobra ousada, multiplicou por mais de dez o orçamento para o turismo do estado e investiu na criação e no posicionamento de uma marca. Nova York voltou a atrair multidões de visitantes e, mesmo após os atentados de 2001, o coraçãozinho virou um símbolo ainda mais poderoso para seus habitantes. Até hoje "I ♥ NY" é mundialmente reconhecido. A cidade também promove sua diversidade cultural e suas atrações turísticas de maneira consistente. 

Quer saber mais sobre soft power? Acesse a 12ª edição da newsletter Casa Firjan em Pauta

Diálogos Criativos 3
Data: 6/12
Horário: 16h às 20h
Onde: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo.


Confira como foram a primeira e a segunda edição de Diálogos Criativos:




 

SERVIÇO

Data: 06 de dezembro de 2023

Horário: 16h30

Tipo: Diálogos

Preço: Gratuito

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