Menssagem de erro
Em Cartaz
Design e indústria – a história da tradicional botica Granado
Quem visitar a Casa Firjan poderá descobrir os principais acontecimentos dos 153 anos de história da Granado: uma jornada fantástica percorrida por uma indústria centenária, que consegue unir modernidade e processos artesanais, preservando os atributos e a qualidade que conquistam o consumidor e que tão bem representa a força da indústria no Rio de Janeiro.
Terça a domingo | 9h às 18h30
Entrada gratuita.
Sala Casa Firjan
O espaço abriga uma exposição permanente sobre a história da casa, apresentando desde sua aquisição pela família Guinle, o processo de restauro do palacete, o concurso para construção do prédio anexo e a compra de outra propriedade para a expansão das instalações da Casa Firjan.
Terça a domingo | 9h às 18h30
Entrada gratuita.
Tempo-Revés
Até 22 de dezembro você poderá desafiar sua compreensão temporal através da instalação artística de Lucas Dupin, que por meio de calendários livres de dias, meses ou anos, propõe uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo.
Terça a domingo | 9h às 18h30
Entrada gratuita.
Exposições anteriores
Rio do Futuro
Em julho, a Casa Firjan abriu suas portas para a exposição Rio do Futuro, desdobramento do Edital de Cultura Firjan SESI 2022. Os visitantes puderam contemplar as transformações imaginadas e as soluções criativas que poderiam moldar o futuro da cidade do Rio de Janeiro, sem se esquecer da nostalgia do ontem-hoje e considerando os desafios e as oportunidades de um mundo em constante evolução.
SAIBA MAISTransformação Digital
A mostra 100% on-line é dividida em salas com temáticas específicas: Descobrir, Mapear, Reconhecer, Verificar, Caminhar, Refletir e Mergulhar. Seguindo esse caminho, o visitante vai passar pelo conceito de transformação digital e descobrir como ela impacta contextos como cidade, saúde, uso de dados e economia. Também são apresentados cases de transformação digital de empresas.
SAIBA MAISEducar para transformar
Robôs, games, simuladores, realidade aumentada, protótipos com design de fabricação digital, entre outros itens criativos e interativos, compuseram a “Educar para Transformar”, exposição que mostrou um pouco do trabalho realizado pela Firjan SENAI SESI, desenvolvendo uma educação inovadora, alinhada com as tendências do futuro. A mostra ocupou três espaços da Casa Firjan.
SAIBA MAISDecupagem Iole de Freitas
Decupagem Iole de Freitas abordou momentos diversos da produção da artista contemporânea, desde os anos 1970 até a atualidade, acompanhando o desdobramento de questões que lidam com corpos e espaços. Tecido de plástico, espuma, inox, papel e fios de cobre são apenas alguns dos materiais utilizados pela artista que cedeu boa parte de suas realizações para o IAC de São Paulo.
SAIBA MAISData Corpus
Com arte digital, instalações e atividades interativas sobre o universo da análise de dados, a exposição reuniu obras e trabalhos criados por profissionais de diversas áreas de atuação, como o estatístico americano Nathan Yau, o engenheiro nova-iorquino Matt Daniels, o especialista alemão em visualização de dados Moritz Stefaner, e o designer brasileiro Marlus Araujo, além de instalações do Cappra Lab e da Casa Firjan.
SAIBA MAISTransformação
A exposição "Transformação" marcou a estreia da Casa Firjan, apresentando a história da indústria e do empreendedorismo no Rio de Janeiro e no Brasil. Em meio a fotografias, painéis digitais, esculturas e atividades interativas, o público foi convidado a fazer um passeio pelo desenvolvimento da indústria e do mercado de trabalho brasileiro, incluindo a trajetória de seus principais empreendedores e a introdução de novas tecnologias.
SAIBA MAIS