Agenda

Diálogos Criativos #6 - Cidades Criativas

31 de outubro de 2024
Arte do evento

A 6ª edição do Diálogos Criativos, presencial na Casa Firjan, vai discutir a importância de um olhar estratégico para a criatividade como um pilar de desenvolvimento das cidades, cocriando ações estruturadas para avançar em diferentes segmentos. 

Programação   

16h30 - Abertura da Casa Firjan / Início do credenciamento

17h - Início da programação / Abertura Institucional - Firjan

17h05 - Boas-vindas / Apresentação do evento   
Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan

17h10 - Momento Comunidade 1 - Identificando os grupos / Fazendo conexões   
Quem são os grupos que fazem parte da Comunidade que estamos cocriando? Os eventos presenciais são ótimas oportunidades para ampliar redes e conhecer pessoas novas. Com um público tão heterogêneo, as conexões improváveis são as que mais podem surpreender e de onde podem surgir projetos surpreendentes.

17h20 - Cidades Criativas: o caso de Salvador - Pedro Tourinho, secretário de Turismo e Cultura de Salvador, comunicólogo e fundador da agência de comunicação SOKO. 
Na prefeitura, além da realização do Carnaval de Salvador, implementou iniciativas como o Distrito Cultural do Centro Histórico, o Programa Municipal de Desenvolvimento Audiovisual (Salcine) e o Plano de afro turismo Salvador Capital Afro, é responsável também pelos projetos de reativação de locais importantes, como o Museu Nacional de Cultura Afro-Brasileira, o novo Arquivo Público com sua Casa das Histórias, o Teatro Vila Velha e Centro Cultural Ilê Aiyê.  

17h45 - Mesa de Diálogo - Leo Edde, presidente do Sindicado Interestadual da Indústria Audiovisual e vice-presidente da Firjan; Karla Melo, gerente geral de reputação e comunicação na Firjan; Damatta, pesquisadora e artista 

18h15 - Interação com a plateia 

18h45 - Momento Comunidade 2 - Mentimeter  
Oswaldo Neto, Analista de Projetos Especiais na Gerência de Ambientes de Inovação da Casa Firjan  
Ao longo de 6 edições do Diálogos Criativos, construímos um evento com a proposta de consolidar a Casa Firjan como lugar de encontro dos atores que fazem parte do ecossistema criativo e inovador do Rio de Janeiro e palco das discussões sobre Soft Power e Indústria Criativa. O que esperar de 2025? Queremos saber quais as expectativas para um novo ano que terá Soft Power e Economia Criativa como pauta necessária para o desenvolvimento do Rio de Janeiro e do Brasil. 

18h50 - Considerações finais / Agradecimentos  

19h - Início da Integração  

20h - Encerramento 

Mas o que são cidades criativas?    
Em 2008, o autor e urbanista Charles Landry popularizou o conceito de “Cidade Criativa”, que se refere a um espaço urbano que cultiva novas tendências nas artes e na cultura, promovendo indústrias, inovações e solucionando desafios através da ação inovadora de artistas, criadores e cidadãos comuns. 

Rio de Janeiro e o case de Salvador    
Em 2023, o Rio recebeu o título de Cidade Criativa pela UNESCO na categoria Literatura, mas sua manifestação criativa está presente em diversos segmentos. Salvador não é diferente. Há mais de 10 anos, é construído o seu reconhecimento como “capital afro fora da África”, posicionando a cidade como destino destaque nesse segmento. Essa identidade cultural forte transborda o título de Cidade Criativa da Música, também concedido pela UNESCO, e fortalece o seu Soft Power.    

📌 Diálogos Criativos #6 - Cidades Criativas    
Data: 31/10    
Horário: 16h às 22h    
Onde: Casa Firjan, Rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo.

Inscrições encerradas.

SERVIÇO

Data: 31 de outubro de 2024

Horário: 16h

Tipo: Diálogos

Preço: Gratuito

Ver todos os eventos >