Diálogos: Os efeitos da Covid-19 na redistribuição das cadeias globais de valor

Encontro debateu caminhos no pós-pandemia para a reconstrução de cadeias de produção no país

em 04/06/2020

Os efeitos do coronavírus impactam fortemente a economia global, com riscos para a interdependência de países em questões como abastecimento e serviços externos. O governo japonês, por exemplo, anunciou recentemente um pacote de estímulo de U$ 2,2 bi para mitigar os efeitos das interrupções na importação de autopeças e de outros produtos chineses. 

A dependência da capacidade manufatureira na China é, há anos, um fenômeno global. Desde os anos 1980, o Brasil perde capacidade industrial e depende cada vez mais do abastecimento externo. Nesse sentido, a crise gerada pela pandemia da Covid-19 abre caminhos para o fortalecimento da indústria nacional e a reconstrução de cadeias de produção no país.

Na quarta-feira, dia 10/06, às 17h, a Gerência de Ambientes de Inovação da Casa Firjan promoveu mais um encontro on-line da série "Diálogos", desta vez para debater os impactos da Covid-19 nas cadeias produtivas globais e o novo cenário pós-pandemia. 

BAIXE A SÍNTESE DO ENCONTRO

Abertura
• Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira, Presidente da Firjan

Mediador:
• Paulo Ferracioli, Professor da FGV e membro do Conselho Empresarial de Relações Internacionais da Firjan

Convidados:
• Gustavo Montezano, Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES
• Rodrigo Maciel Santiago Freitas – Presidente do Conselho Empresarial de Economia da Firjan, Presidente do SINDBORJ e Diretor da Michelin
• José Augusto de Castro, Presidente da Associação de Comércio Exterior do Brasil – AEB
• Fabricio Biondo, 1º Vice-Presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores - Anfavea e Vice-Presidente para a América Latina de Comunicação Corporativa e Relações Externas do Grupo PSA