Conheça duas metodologias para melhorar a performance do seu time

As ferramentas Scrum e Kanban vão revolucionar a maneira como seu time e você resolvem problemas e atingem metas

em 02/06/2022

Conheça duas metodologias para melhorar a performance do seu time

Se você está procurando métodos para ter uma gestão mais ágil na sua empresa ou ser um profissional com mais agilidade, é bom saber que existem duas ferramentas a seu alcance que vão revolucionar a maneira como seu time e você resolvem problemas e atingem metas. São elas: as metodologias Scrum e Kanban.
Atualmente, o mercado tem demandado um profissional ágil, que se adapte de forma rápida às mudanças. Os meios digitais e as startups relacionados ao conceito do “Mundo VUCA” (sigla em inglês para volátil, incerto, complexo e ambíguo) são uma lente para se compreender melhor os movimentos do mercado. Conheça as metodologias Scrum e Kanban, que têm conceitos semelhantes.

Metodologia Scrum
É aplicada no nível operacional das empresas. Após a definição das estratégias anuais, por parte da diretoria, é preciso entregar projetos e tomar iniciativas. Para se chegar aos resultados esperados, pode-se usar o Scrum, planejando entregas semanais ou quinzenais. Profissionais mais adaptativos, flexíveis, com entregas rápidas e viés mais empírico são os que a maioria das áreas estão procurando.

“É baseada em feedbacks constantes, que são adaptados às novas ações até o fim do projeto. Ou seja, é diferente de um projeto tradicional, que na largada já tem os dados definidos. Com o time ágil, o planejamento não é de longo prazo. É uma nova abordagem, um novo paradigma baseado na experimentação”, explica Ramon Barbosa, coach e mentor de Agilidade, especializado em Transformação Ágil e Digital.

1. Oficina Scrum para Equipes Remotas
Para saber mais, se inscreva na oficina da Casa Firjan. O instrutor salienta que o principal é a prática. Durante um sábado, os profissionais vão aprender fazendo, num ambiente de colaboração.
Inscrições abertas até 07/06
Data: sábado, 11/06
Horário: 9h às 18h
Carga horária: 7 horas
Aulas on-line (ao vivo)

INSCREVA-SE

Metodologia Kanban
Nela, a realidade atual e suas constantes mudanças também estão presentes.

“Hoje é preciso ter respostas rápidas. Por isso, as empresas precisam de um profissional que traga resultados ágeis, mesmo que não sejam 100% corretos. O Kanban ajuda na priorização para gerenciar a entrega das demandas de gestores e de seus times de forma mais inteligente”, ressalta Tiago Barros, professor de Melhoria Contínua na Pós-graduação da Universidade de São Caetano (SP) e instrutor da Casa Firjan. Ou seja, há uma redução do lead time (do tempo de entrega de atividades), porque as tarefas que não agregam muito valor, mas que demandam muito tempo, são identificadas. “Sem isso, acaba entregando em três semanas o que poderia fazer em uma”, resume o instrutor.

2. Oficina Kanban: Como organizar fluxos de demanda
Quer saber mais? Com a oficina “Kanban: Como organizar fluxos de demanda”, oferecido pela Casa Firjan, o participante vai conseguir gerenciar a quantidade de trabalho e alcançar objetivos em prazo mais curto. Não exige formação específica. É para gestão de atividades profissionais e pessoais. Os modelos básicos apresentados poderão ser adaptados para realidade de cada negócio.
Inscrições abertas até 06/08
Data: 9, 11, 16, e 18 de agosto − terças e quintas
Horário: 19 às 20h (aula 1) e 19h às 21h (aulas 2 a 4)
Carga Horária: 7 horas
Aulas on-line (ao vivo)

INSCREVA-SE

Tópicos:
  • Metodologia Ágil
  • Agilidade
Em destaque
Educação Como criar um conteúdo atraente para cada canal da sua empresa

As inscrições estão abertas para a oficina on-line Criação de Conteúdo Digital, que orientará a montagem de um plano específico para sua marca ou empresa

em 06/06/2022

Educação “Programar é como aprender um novo idioma”, diz especialista

Bate-papo, no Instagram da Casa Firjan, apresentou os conteúdos abordados na oficina "Programação para não programadores"

em 03/07/2020

Educação "Comunicação não-violenta não deve ser usada apenas para resolver conflitos”

Para Diana Bonar, abordagem é uma forma de se relacionar sem culpa, medo ou punição

em 20/06/2020