Gamificação para auxiliar no processo de aprendizagem

Para docente Guilherme Xavier, metodologia engaja alunos e torna o ensino mais atrativo

em 05/06/2020

Gamificação para auxiliar no processo de aprendizagem Gamificação para auxiliar no processo de aprendizagem

Usar elementos comuns aos jogos para facilitar a aprendizagem é um dos focos centrais da Gamificação. Em live realizada no Instagram da Casa Firjan, no dia 14 de maio, o docente Guilherme Xavier debateu a temática com a pedagoga Luana Lisboa e reforçou a importância de utilizar essa metodologia para engajar alunos. Segundo o especialista, é importante entender a diferença entre o jogo propriamente dito e a gamificação. “O objetivo é pensar nos jogos e utilizar seus recursos em outras práticas, a fim de transformá-las de forma significativa, percebendo que a gamificação é sobre cooperação e não competição”.

Durante o bate-papo, os participantes lembraram que as crianças valorizam objetos visualmente interessantes. “Se compararmos um vídeo game com uma folha de prova, de fato os consoles e os jogos digitais serão mais atrativos.” Nesse cenário, complementou Xavier, não é a tecnologia que está em pauta, e sim os elementos implementados. Diante dessa perspectiva, o planejamento para uma aula gamificada, seja ela remota ou presencial, parte da noção de uma educação mais significativa que abarque simultaneamente controle e fantasia. 

“Controle, nesse caso, quer dizer os tipos de ferramentas que se dispõe para o trabalho, mediante determinados temas a serem abordados até o final do jogo. Já a fantasia é voltada para estímulos e emoções que podem ser provocados a partir da sensação que o jogo promove.” Trata-se, portanto, de um convite ao aluno para se envolver com o conteúdo, sem imposição. 

Em casa, o processo é parecido. Tarefas como tema de casa devem ser colocadas como demanda, não como obrigação. “O importante aqui é realçar as competências  e habilidades desenvolvidas no cumprimento das atividades.”

? Sites para mergulhar no mundo da gamificação:
http://gamification-research.org/
https://www.gamified.uk/
https://www.classcraft.com/pt/
https://www.classdojo.com/

? Livros:
Gamificar: Como a gamificação motiva as pessoas a fazerem coisas extraordinárias (Brian Burke)
Actionable Gamification: Beyond Points, Badges, and Leaderboards (Yu-Kai Chou)
The Gamification of Learning and Instruction (Karl Kapp)
Gamification: Como criar experiências de aprendizagem engajadoras (Flora Alves)

? Palestras:
The Power of Gamification in Education
How games make kids smarter
Gaming can make a better world
Gaming for understanding