Mindfulness: consciência plena ajuda a conter ansiedade

Em tempos de informação excessiva, prática milenar é aliada para ajudar na concentração e produtividade

em 20/05/2020

Mindfulness: consciência plena ajuda a conter ansiedade

O Mindfulness e suas contribuições para o bem-estar físico e emocional das pessoas foram tema da Live Educação da Casa Firjan. Na conversa online realizada em 13 de maio, a instrutora sênior da prática, Fernanda Miguez explicou que o Mindfulness se mostra essencial no atual contexto, onde a ansiedade tem se propagado junto ao excesso de informações recebidas todos os dias. “A prática é a consciência plena de quando trazemos atenção para o momento presente, sem julgamento e com abertura.”

Com mediação da líder do Lab de Educação da Casa Firjan, Mariana Texeira, a live reforçou ainda como o exercício da atenção plena auxilia no foco, na concentração e na produtividade e colabora para ampliar as competências técnicas e socioemocionais exigidas pelo profissional do futuro, que já é agora. 

“Nossa mente vaga grande parte do tempo pensando em planos futuros. O problema é que isso traz danos emocionais, pois o corpo acha que as preocupações futuras estão acontecendo”, reflete. Nesse contexto a instrutora citou Richard J. Davidson, cientista que aponta a negatividade como tendência da mente ao divagar no futuro. Essa característica, segundo ela, piorou com a Pandemia do Covid-19. “O esforço da atenção é cansativo, mas o Mindfulness é o treino que possibilita a mente focar no momento atual”, frisou. 

Mas como começar? Conforme a instrutora, existem aplicativos que podem ser utilizados na prática da meditação e do Mindfulness, porém eles funcionam apenas como um pontapé inicial. “Somente com o instrutor é possível construir um campo de segurança para acessar emoções que surgirão, demandando, assim, a troca entre eles. A transformação socioemocional é imersiva, olho no olho e com acompanhamento”. 

Uma prática que alivia a ansiedade e melhora até o sistema imunológico
A prática do Mindfulness apresenta benefícios como a consciência de si, regulação emocional, e a melhoria dos sistemas sanguíneo e respiratório. Há também consequentes melhorias no sistema imunológico, já que ele está ligado aos reflexos da ansiedade. 

Na esteira desse processo, Fernanda observa o quão desafiador é manter a atenção plena em tempos de home office, temporada em que as pessoas precisam trabalhar, lidar com a família e ainda cuidar das questões domésticas. “Não fomos criados para o “multitask” (multitarefa) e tal hábito nos esgota. O estado automático é o oposto de ter atenção plena. Viver desligado leva a insatisfação e acabamos somatizando diversas questões”. E complementou: “Perceber-se pode ajudar a conviver com a ansiedade, entendendo sinais do corpo e usando recursos internos para regular aquilo que tomamos consciência”

Para aprofundar
Uma boa dica para quem deseja aprofundar os conhecimentos no Mindfulness e entender a base científica da prática é a leitura de artigos da pesquisadora de Harvard, Sara W. Lazar. “Há mais de 300 estudos em MBSR (mindfulness-based stress reduction) sobre os benefícios e recomendações médicas da Universidade de Harvard para Mindfulness e ioga durante a Pandemia do Covid-19”, finalizou. 

Dicas para ajudar você a ter mais atenção plena:

•    Faça pausas conscientes ao longo do dia com cinco respirações espaçadas exercendo o autocuidado;
•    Crie um diário de prática e leia sobre, pois, a leitura ancora a intenção e motiva;
•    Realize rotinas corriqueiras dando atenção às sensações dos sentidos. Tome banho e lave a louça com atenção plena. Não leve as preocupações do dia a dia para estes momentos;
•    Sente-se no sofá com atenção plena e ao levantar perceba as partes do corpo e como reagem;
•    Evite comer assistindo TV ou ao celular; 
•    Busque os sentidos que a comida traz, alimente-se com atenção;
•    A mente vaga enquanto praticamos a atenção plena, mas volte gentilmente e sem se julgar.

Livros, vídeos, cursos e pessoas:

•    "Atenção plena para iniciantes", por Jon Kabat-Zinn;
•    Aplicativo Lojong;
•    Instagram @parceriahumana e @miguezfernanda;
•    Curso mindfulness on-line.

Tópicos:
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