Ciclo de Dados

Temática explorou como dados impactam profissões, empresas e sociedade

em 09/10/2019

Ciclo de Dados

O Ciclo de Dados da Casa Firjan, de junho a outubro, partiu de uma constatação: estamos vivendo na era da informação e ouvimos falar de dados em diversos momentos – em noticiários, em relatórios de negócios, nas nossas redes sociais. 
 
A magnitude da conectividade muda a forma e, especialmente, a velocidade como a informação é gerada. O volume de dados cresce de maneira tão exponencial que já superou o limite da capacidade humana de absorção e consumo dessas informações. Para se ter uma ideia, estima-se que, em 2019, serão geradas 20 vezes mais informações do que em 2005. Segundo o Mapeamento da Indústria Criativa realizado pela Firjan, os profissionais orientados para trabalhar com grandes volumes de dados estão sendo mais procurados pelo mercado, mesmo em um cenário em que o Brasil encerrou 1,7 milhão de postos de trabalho.  

No campo dos negócios, o uso de smartphones e da própria internet permite a rastreabilidade e a captura de infinitas informações de consumo e comportamento – e isso representa uma mina de ouro para as empresas que souberem utilizá-las. Não à toa, entre as empresas mais valiosas do mundo, estão o Google, o Facebook e a Amazon, todas detentoras de altíssimo volume de dados. 
 
Durante o ciclo, exploramos como dados impactam profissões, empresas e sociedade por meio de palestras, debates, oficinas, cursos e uma exposição. E através de atividades lúdicas que misturam cultura, gastronomia e arte com dados, buscamos aproximar o público deste tema que, apesar de muitas vezes parecer impessoal e somente tecnológico, na verdade é absolutamente humano.  

Em destaque
Ciclos Temáticos Adaptabilidade: o novo ciclo temático da Casa Firjan

Competência é uma habilidade que pode ser desenvolvida, afirma a gerente de Conteúdo da Casa Firjan, Maria Isabel Oschery

em 02/09/2020