Meet Up #17 - Universalização do Saneamento Básico

Com especialistas do setor, saiba mais sobre o futuro do saneamento no Brasil

em 10/04/2026

A universalização do saneamento básico tornou-se uma agenda estratégica no Brasil. Envolve saúde pública, inclusão social e desenvolvimento econômico. 

Com o Marco Legal do Saneamento, Lei nº 14.026/2020, o país assumiu metas claras. Até 2033, 99% da população deve ter acesso à água potável e 90% à coleta e tratamento de esgoto. 

Houve avanços importantes, mas o desafio ainda é grande, sobretudo na expansão da coleta e do tratamento de esgoto em áreas mais vulneráveis. Nesse cenário, novos contratos de concessão passaram a exigir metas progressivas de universalização. Operadores privados, como a Águas do Brasil, já assumiram compromissos diretos para ampliar a cobertura nos próximos anos. 

No Meet Up #17, da Firjan IEL, realizado no dia 8 de abril de 2026 em parceria com a Águas do Brasil, entenda os desafios, descubra oportunidades e conheça iniciativas da Águas do Brasil para fomentar conexões com a academia. 

Programação 

Entenda os desafios da universalização do saneamento 
Com Isaque Ouverney | Gerente de Infraestrutura na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e assessor técnico do Conselho Empresarial de Infraestrutura da Federação.  

Veja como a universalização acontece na prática 
Com Livia Soalheiro | Gerente de ESG no Grupo Águas do Brasil.

Explore a inovação aberta no saneamento 
Com Alexandre Figueiredo | Especialista de Inovação do Grupo Águas do Brasil.

Nova dinâmica de conexão  
Com foco em networking qualificado, os participantes são organizados por mesas para conversas e trocas. Os objetivos são estimular reflexões conjuntas; discutir sobre desafios e oportunidades; propor ideias, soluções ou caminhos possíveis, incentivando a construção coletiva de reflexões sobre inovação.  

Os Meet Ups 
Os Meet Ups da Firjan IEL são encontros abertos, criados para fomentar o networking e ampliar as possibilidades de conexão entre os diversos agentes do ecossistema de inovação do estado do Rio de Janeiro — como startups, indústrias, investidores, pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação e empreendedores.