Adaptabilidade na Indústria – Histórias Inspiradoras

Exposição no jardim da Casa Firjan mostra exemplos de empresas que se adaptaram para enfrentar a pandemia

09/12/2020

Adaptabilidade na Indústria – Histórias Inspiradoras

Os nomes podem ser complicados, mas quando a história é contada, mostrando os desafios superados e os resultados obtidos, fica muito mais fácil entender o que é organoplasticidadereconversão industrialinovação abertaresponsabilidade social. Ligados à adaptabilidade, tema do atual ciclo da Casa Firjan, os quatro conceitos são explicados nos vídeos que compõem a exposição “Adaptabilidade na Indústria – Histórias Inspiradoras”, no jardim da Casa, em Botafogo. 

“A exposição é uma oportunidade de aproximar as pessoas de todas as adaptações e transformações feitas na indústria. Apresentar esses casos no jardim da Casa Firjan é uma forma de aproximar a sociedade em geral de um processo que precisou ser realizado dentro das empresas durante a pandemia”, explica Julia Zardo, Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.   

Os vídeos contam histórias de empresas que, no contexto da pandemia, tiveram que assumir riscos, buscar parceiros, se adaptar a um novo cenário, com muita rapidez, para atender demandas como a produção de EPIs – equipamentos de produção individual. 

Para ilustrar esse processo, a curadoria da Casa Firjan selecionou alguns exemplos de adaptabilidade da indústria fluminense:  

  • Hightech, empresa de comunicação visual, passou a produzir face shields, os protetores faciais, um exemplo de inovação aberta, que envolveu universidade, comunidade maker e a indústria para produção em escala;  
  • a montadora de automóveis Jaguar Land Rover mostrou na prática o que é reconversão industrial ao disponibilizar equipe técnica para consertar respiradores - ou ventiladores pulmonares – um dos principais equipamentos para tratamento de pessoas com o novo coronavírus. 
  • especializada na produção de roupas hospitalares, a PionG viu sua demanda crescer 300% e, para se adaptar, precisou fazer diversas parcerias para garantir a capacidade de produção, num exemplo de organoplasticidade
  • diante das dificuldades da pandemia, o Sindvest e as confecções Margaridas e Monthal , de Nova Friburgo, fizeram um trabalho para apoiar as necessidades da sociedade naquele momento, num caso bem sucedido de responsabilidade social

Os vídeos estão em exposição nos jardins. Por causa das medidas de distanciamento social, as visitas à Casa Firjan têm horários restritos e precisam ser agendadas previamente.