Casa Firjan apresenta startups selecionadas pelo Conecta Lab – aceleradora Firjan IEL

Em ação inédita, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) dá início à aceleração de startups

10/07/2024

Casa Firjan apresenta startups selecionadas pelo Conecta Lab – aceleradora Firjan IEL Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan, abriu o encontro que apresentou as startups selecionadas | Foto: Bernardo Cartolano / Firjan

Nove startups classificadas entre 50 que participaram do edital de seleção do Conecta Lab, lançado em março deste ano, foram apresentadas à comunidade Firjan na última quinta-feira (4/7), na Casa Firjan, numa programação que marcou o início do processo de aceleração dessas jovens empresas. “A gente tem muita responsabilidade de pensar como fazer o Rio de Janeiro um estado cada vez mais inovador. Sabemos das nossas capacidades, das nossas universidades, do nosso número de mestres e doutores, mas a há um gap importante entre essa potência intelectual e o aproveitamento desse potencial em empresas que inovam, considerando patentes e nota fiscal no final dessa cadeia”, disse Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.

Todas as startups participantes estão em estágio de maturidade de operação e oferecem produtos ou serviços com soluções inovadoras, que podem contribuir com o desenvolvimento de empresas de pequeno e médio porte no estado do Rio de Janeiro. O trabalho será desenvolvido pela Firjan IEL (Instituto Euvaldo Lodi), que prepara empresas brasileiras para um ambiente de alta competitividade.

Indicadores da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, que aferem a propensão à inovação do setor industrial brasileiro, apontam como principais obstáculos os altos custos (80,8%), a falta de pessoal qualificado na empresa (54,6%) e riscos econômicos excessivos (49,5%). “Nesse contexto, entendemos como fundamental o papel da Firjan em promover a competitividade das empresas fluminenses por meio da inovação a partir da conexão entre startups e indústrias, sobretudo as de menor porte. É bom para a startup que se fortalece e cresce; é bom para a indústria que absorve tecnologias inovadoras em seus processos, produtos e serviços” afirmou Marcos Oliveira, Especialista em Ambientes de Inovação da Casa Firjan.

As soluções desenvolvidas pelas startups selecionadas para o Conecta Lab – Aceleradora Firjan IEL, estão dentro da temática Indústria 4.0 - englobadas aqui soluções que apliquem tecnologias nas seguintes subáreas: robótica, internet das coisas (IoT), automação de processos, inteligência artificial, transformação digital e ou inteligência de mercado -, e Sustentabilidade - atuando com economia circular, gestão de resíduos, novos modelos de negócios, rastreabilidade de insumos, novos produtos, crédito de logística reversa, descomissionamento, eficiência no uso de recursos (energia, água e materiais), monitoramento de emissões em fontes físicas, entre outros.

As startups participantes do Conecta Lab – Aceleradora Firjan IEL serão aceleradas por meio de ações de qualificação, gestão e acesso a mercado.

As startups também participaram de uma visita guiada ao Fab Lab da Casa Firjan | Foto: Bernardo Cartolano

Conheça as startups selecionadas:

Embeddo
Sistemas embarcados com IoT e IA aplicando computação de borda para otimizar processos produtivos e monitorar dados na indústria. Promove eficiência e inovação com uma abordagem centrada no cliente. Uma de suas soluções, a Embeddo Edge AI aplica sensores e dispositivos inteligentes com processamento de dados em tempo real na borda com modelos otimizados de IA.  

Flower 
Pioneira em oferecer soluções avançadas em microfluídica e nanofibras para empresas que buscam excelência e inovação em suas operações em áreas como cosmética, diagnósticos médicos, pesquisas laboratoriais, têxteis de alto desempenho, engenharia de tecidos e filtração avançada. Com forte ênfase em P&D, a empresa utiliza tecnologias de ponta na área de nanotecnologia em suas soluções.

Minha Coleta
Plataforma tecnológica que conecta a cadeia de resíduos desde o gerador até a indústria. A empresa conta com uma rede de parceiros com caminhões, galpões e ex-catadores que coletam, separam, contabilizam e lançam as informações dos resíduos no sistema de venda para indústrias, aumentando o valor agregado do resíduo. Todo processo é rastreado, gerando os créditos de logística reversa.

Optimatech
Empresa especializada na transformação digital da indústria, fornecendo soluções personalizadas para melhorar a tomada de decisões. Possui uma equipe técnica altamente qualificada, composta por mestres e doutores em engenharia de processos e sistemas, com vasta experiência áreas como Big Data, Internet das coisas, Inteligência Artificial, Gêmeos Digitais, Blockchain e Cyber Security.

Orion 
Desenvolve soluções robóticas para inspeções remotas e ensaios em espaços confinados, dutos e ambientes subaquáticos em setores como Óleo e Gás, Nuclear, Saneamento, Renováveis, Hidroenergético, Defesa, Marítimo e Mineração. Suas soluções englobam consultorias, serviços de inspeção não disruptivas de dutos, inspeções com ROV leves, inspeções robóticas em ambientes hostis e inspeções de precisão. Além disso, oferecem robôs para inspeção visual de longo alcance, equipamentos de metrologia para tubos, ROV leves e câmeras submersíveis.

Squair
Plataforma IoT para monitorar e automatizar ativos, integrando energia, água e temperatura. Ajuda empresas a alcançar eficiência operacional e redução de custos. As soluções da Squair já são usadas por líderes como Uol, WeWork, Hurb e outros.


STS Innovations
Oferece soluções para transformar resíduos em matérias-primas que possam ser destinadas a diversos setores industriais, como Óleo & Gás, Papel e Celulose e Construção Civil. Uma de suas soluções, o aditivo superplastificante de concreto, por exemplo, transforma resíduos da indústria de papel e celulose em bioaditivo superplastificante de concreto para a indústria da Construção Civil.

T&D Sustentável 
Oferece soluções completas de gestão hídrica para pequenos, médios e grandes consumidores. Seu principal produto, o SEA (Sistema de Economia de Água), reduz o desperdício, proporcionando economia financeira, redução do consumo, métricas ESG e gestão especializada, tudo isso sem necessidade de investimento iniciais.

Whywaste 
Aplica técnicas de big data analytics para ajudar empresas do setor de alimentos a reduzir o desperdício e aumentar a eficiência operacional. Uma de suas soluções, o app Schema, funciona como um estatístico pessoal onde a empresa pode, com base no perfil de venda e de consumo dos clientes, indicar o que produzir e em que quantidade, levando em conta, inclusive, aspectos como sazonalidade.