Casa Firjan participa do Summit da Unesco sobre Letramento de Futuros

Seminário on-line reúne rede internacional dedicada a disseminar a importância sobre estudos de futuros. Inscrições são gratuitas

02/12/2020

Casa Firjan participa do Summit da Unesco sobre Letramento de Futuros Casa Firjan participa do Summit da Unesco sobre Letramento de Futuros

O futuro se pauta na nossa capacidade de imaginá-lo. Sendo assim, que imagens de futuros estamos sendo capazes de criar? Como anda nossa habilidade de projetar e concretizar futuros possíveis, desejáveis, a partir de escolhas, ações, apostas e compromissos assumidos hoje? Essas são algumas das questões discutidas nos cada vez mais disseminados estudos de futuros. Entre os dias 8 e 12 de dezembro, diversas instituições ao redor do mundo que se dedicam a este tema vão estar reunidas no seminário da Unesco sobre letramento de futuro, que tem a missão de disseminar a ideia de que pensar futuros é uma habilidade que pode – e deve – ser desenvolvida por pessoas, empresas e governos. A Casa Firjan é uma das participantes do Summit Unesco de Letramento de Futuros.


“Sendo uma célula de inovação da Firjan focada em estudos de futuros, é super importante a Casa participar de um evento global promovido por um instituto como a Unesco, que tem o papel de ser um laboratório global de ideias. Pela seriedade com que trata o assunto e pela rede que tem, a Unesco é um parceiro relevante e importante de se conectar e tem muita sinergia com a missão da Casa Firjan, que é disseminar informação e conteúdo de alertas e tendências importantes para a transformação, especialmente para líderes empresariais”, explica Maria Isabel Reis Oschery, gerente de conteúdo da Casa Firjan e Firjan IEL. 



Em função da pandemia do novo coronavírus, o evento, realizado presencialmente em 2019, na sede da Unesco em Paris, este ano será 100% online. A Casa Firjan terá um estande virtual, com presença de parte da equipe no dia 08/12, das 6h às 9h, e no dia 09/12, das 11h às 14h, em que vai apresentar os principais programas, atividades e produtos desenvolvidos pelo Lab de Tendências da Casa Firjan, como o curso sobre Estudos de Futuro e o jogo Futuros Possíveis, que terá uma sessão realizada no Summit da Unesco, em português, no dia 10/12, às 10h.  



“O estande virtual é o momento que temos de mostrar nosso portfólio, os conteúdos que trabalhamos, as metodologias que a gente desenvolve, como, por exemplo, o Jogo Futuros Possíveis, um formato lúdico para falar sobre a importância e a metodologia de estudos de futuro”, explica Maria Isabel. Também terão destaque no estande o Aquário Casa Firjan, que reúne especialistas das mais diferentes áreas para tratar de temas relevantes da nova economia, e o Summit Firjan IEL +Festival Futuros Possíveis, que este ano chegou à 3ª edição, 100% online. Um dos palestrantes convidados foi Riel Miller, Chefe de Letramento de Futuros na UNESCO em Paris, que falou sobre “A importância dos estudos de futuro”.   



As inscrições para o Unesco Futures Literacy Summit 2020 estão abertas e são gratuitas. A programação começa na terça-feira, 8/12, incluindo palestras, conversas e atividades, ao longo do dia. Entre 10 e 12/12, serão 72 horas de atividades ininterruptas, seguindo o fuso horário dos diversos participantes ao redor do mundo.



INSCREVA-SE