Conheça a metodologia das Trilhas da Firjan IEL

Misto de capacitação e consultoria para empresas apresenta temáticas ligadas a produtividade e inovação

17/02/2021

Conheça a metodologia das Trilhas da Firjan IEL Nas trilhas da Firjan IEL, participantes põem em pratica na empresa o que está sendo aprendido | Vinicius Magalhães/Firjan

Estão abertas as inscrições para as Trilhas da Firjan IEL, um serviço de consultoria e capacitação com aplicação prática exclusivo para empresas, com os temas Design Circular e Inovação Produto-Serviço.

Através de uma metodologia inovadora, com abordagens ligadas a produtividade, gestão, inovação e transformação digital, as empresas participantes são guiadas por ferramentas que visam a aplicação dos conceitos aprendidos, gerando uma solução original com base no contexto do próprio negócio.

“A Trilha proporciona um ambiente seguro para estimular a empresa a dar os primeiros passos na implementação de uma abordagem de trabalho específica. É um produto diferenciado, através do qual os participantes são guiados a pôr em pratica o que está sendo aprendido”, garante Bia Barbosa, especialista de Conteúdo Integrado da Firjan IEL.

Até dez empresas podem participar simultaneamente de uma trilha, com a capacitação de três membros, que poderão assumir o papel de multiplicadores do conteúdo para o restante da organização, proporcionando o compartilhamento de experiências e inspirações. Cada capacitação é formada por sete encontros virtuais e ao vivo, com três horas de duração cada, sendo um deles uma ambientação inicial, e cinco sessões de mentoria para cada empresa especificamente, para acompanhamento do projeto e esclarecimento de dúvidas sobre as ferramentas.

As empresas devem eleger um estudo de caso para ser trabalhado durante a trilha e no final do processo uma metodologia é entregue para ser reaplicada dentro das organizações. “É um treinamento que nos leva a pensar no todo da organização e como podemos gerar valor ao que oferecemos. Temos a tendência de olhar as necessidades do cliente a partir do prisma do produto e não sob o prisma do que oferecemos. O valor, muitas vezes, está nesse serviço”, opina Carlos Eduardo da Silva, gerente de Desenvolvimento de Produtos e Serviços Técnicos da Schweitzer-Mauduit do Brasil, que participou da Trilha de Inovação Produto-Serviço oferecida no ano passado pela Casa Firjan.

Ao longo das aulas, os participantes trabalham sobre um caso real da empresa e aplicam a metodologia e as ferramentas com a mentoria dos consultores da Firjan IEL.Coordenadora de uma equipe de designers de produto da filial carioca da Tess, holding que contempla as marcas Kenner, Cantão e Redley, Paula Ribeiro Correia participou da última Trilha de Design Circular.  Ela e equipe apresentaram um projeto desenvolvido pela empresa para minimizar desperdícios, ampliando o uso de sobras de produção e reduzindo custos.

“A trilha nos proporcionou uma visão inicial, direcionando o designer a pensar em todas as etapas de produção e não somente na estética e na funcionalidade dos calçados. A metodologia apoia as decisões de negócio e apresenta valores que nos guiam na construção de um serviço ou produto”, define.

Confira a programação das Trilhas em 2021


Assista ao depoimento de empresas que participaram da Trilha Design Circular: