Da Pandemia para a Utopia aponta caminhos para o Rio

Webinar reúne arquitetos e urbanistas com propostas viáveis para fazer do Rio de Janeiro a cidade de maior IDH do Brasil em 20 anos

29/06/2020

Da Pandemia para a Utopia aponta caminhos para o Rio Da Pandemia para a Utopia aponta caminhos para o Rio

O terceiro webinar da série “Da Pandemia para a Utopia”, nesta quarta-feira, 1 de julho, às 18h, tem como tema “Rio - a cidade utópica”. “Este encontro vai se debruçar sobre o desenho físico e institucional da cidade nova. Mantendo o caráter mais propositivo do que analítico do Webinar, vamos mostrar que é viável, nos próximos 20 anos, se fazer do Rio de Janeiro a cidade de maior IDH do Brasil”, explica o engenheiro José Luiz Alquéres, conselheiro da Casa Firjan, do Cebri e da Comerc, e idealizador do webinar.


Presidente da Firjan, Eduardo Eugenio Gouvêa Vieira fará a abertura do encontro, que tem transmissão online e gratuita. O ponto central é discutir o que se espera para a cidade maravilhosa em 2040.


Os convidados são três arquitetos e urbanistas: Miguel Pinto Guimarães, do estúdio MPGAA, autor de quase mil projetos em todas as regiões do Brasil e no exterior, cujo trabalho abrange diversas áreas da arquitetura e, recentemente, tem a sustentabilidade e o diálogo com o ambiente natural como principal característica; Washington Fajardo, ex-presidente do Instituto Rio Patrimônio da Humanidade e do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural; e Sérgio Magalhães, ex-secretário municipal de Habitação do Rio de Janeiro, ex-secretário de Estado de Projetos Especiais, ex-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) e presidente do Comitê Executivo do 27º Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2021RIO.


“A discussão vai começar pela importância do rearranjo físico-institucional da cidade, de forma a compor grandes unidades territoriais, com características culturais próprias, equipamento social descentralizado, associações de bairros e núcleos cívicos, recreativos e de serviços. A segurança, educação e saúde estão neste propósito”, explica Alquéres. A mediação será de Cristiane Alves, Gerente Geral de Desenvolvimento e Inovação Empresarial na Firjan.


Realização da Firjan, junto com o Cebri - Centro Brasileiro de Relações Internacionais, a Comerc Energia, e a Megawhat, a cada edição o webinar Da Pandemia para a Utopia reúne especialistas para tratar de aspectos relevantes para o desenvolvimento do Rio de Janeiro. “Essa é uma iniciativa do Conselho Estratégico da Casa Firjan em parceria com o Cebri e a Comerc para discutir questões que apontem para a construção de uma visão compartilhada de futuro para o Rio e o país”, explica Julia Zardo, Gerente de Ambientes de Inovação da Firjan.

INSCREVA-SE para participar.



Assista às edições anteriores da série "Da pandemia para a utopia":