Fab Lab da Casa Firjan reabre nesta segunda (9) e vira ponto de encontro da comunidade maker do Rio

Podem acessar o Fab Lab pessoas a partir de 14 anos interessadas em fabricação digital

06/05/2022

Fab Lab da Casa Firjan reabre nesta segunda (9) e vira ponto de encontro da comunidade maker do Rio Fab Lab da Casa Firjan reabre nesta segunda (9) e vira ponto de encontro da comunidade maker do Rio

O Fab Lab da Casa Firjan vai reabrir ao público nesta segunda-feira, 09 de maio. Interessados em criar projetos de fabricação digital poderão desenvolver suas ideias no laboratório localizado na Rua Guilhermina Guinle, 211. O funcionamento ocorre de segunda a quinta, das 10h às 13h e das 15h às 18h, mediante agendamento.



Agende o seu horário no Fab Lab da Casa Firjan.



Conforme a especialista de conteúdo integrado da Casa Firjan e instrutora do espaço, Rozeani Araújo, uma equipe de instrutores estará disponível para auxiliar os usuários a desenvolverem suas ideias e utilizarem equipamentos, como impressora 3D, cortadoras a laser, fresadoras, entre outros.



“Estamos muito ansiosos para receber o público e compartilhar conhecimento sobre cultura maker, tecnologia e inovação. Depois de dois anos fechados por conta da pandemia, é hora de ver novamente os nossos corredores cheios de ideias sendo realizadas”, comenta.



Podem acessar o Fab Lab da Casa Firjan, pessoas a partir de 14 anos interessadas em fabricar, construir, reparar e alterar objetos os mais diversos, baseando-se no conceito da fabricação digital e do ambiente de colaboração.



Para se ter uma ideia, já saíram do Fab Lab da Casa Firjan iniciativas, como jogos para alfabetização de cegos, bicicleta feita de bamboo, souvenirs de prédios históricos do Rio de Janeiro e até uma prótese de joelho impressa em 3D para ajudar no tratamento de pacientes com miofibrose.



E não para por aí. Em 2020, o espaço se uniu a uma rede de colaboração formada por pesquisadores e professores de diversas instituições do Estado e produziu centenas de face shields para doar aos hospitais e ajudar os profissionais de saúde no combate ao coronavírus.



“O Fab Lab é um espaço de conexão entre pessoas, ideias e criações. É um lugar de experiência onde as pessoas tentam, erram, acertam e constroem as próprias soluções com o auxílio e o suporte da comunidade maker”, finaliza Rozeani.



Sobre a rede Fab Labs



Ambientes pensados para estimular a criação, o Fab Lab da Casa Firjan e das unidades da Firjan SENAI integram a rede mundial de FabLabs, iniciativa que surgiu no Center for Bits and Atoms (CBA) do MIT – Massachuttes Institute of Technology, nos Estados Unidos. No mundo, há mais de 2.000 Fab Labs, instalados em, pelo menos, 120 países. No Brasil, são 139 espaços do tipo.