Fabricação Digital em pauta: Confira a agenda de eventos do Fab Lab em agosto

Veja como você pode acompanhar as discussões, mesas temáticas e aprender ainda mais com a comunidade maker

03/08/2021

Fabricação Digital em pauta: Confira a agenda de eventos do Fab Lab em agosto    Fabricação Digital em pauta: Confira a agenda de eventos do Fab Lab em agosto

A comunidade maker do Brasil e do mundo se reúne em agosto e participa de eventos que buscam conectar as redes e possibilitar o compartilhamento entre laboratórios de fabricação digital, indústrias e os pesquisadores. Fab X, Fab BR 3, Fab Lab Open Day e Aquário Casa Firjan são os encontros marcados para as próximas semanas que contarão com a presença do Fab Lab da Casa Firjan e dos projetos e ideias desenvolvidos neste espaço de colaboração.



“Esses eventos são muito importantes neste momento para criar conexões que possibilitam o desenvolvimento do ecossistema de inovação nacional através dos Fab Labs”, reflete a instrutora técnica responsável pelo Fab Lab da Casa Firjan, Rozeani Araújo.



Para se ter uma ideia, são 130 Fab Labs independentes espalhados pelo Brasil e cerca de 2.000 labs pelo mundo, localizados em 126 países.



“Todos os Fabs, cada um com suas características, fomentam a criatividade e dão estrutura para o desenvolvimento de soluções para os problemas locais em diversas áreas, como empreendedorismo, educação e inovação. Imagina o que podemos desenvolver reconectando todos esses espaços?”



Saiba mais sobre os encontros abaixo e veja como você pode acompanhar as discussões, mesas temáticas e aprender ainda mais com a comunidade maker.



? FAB 16 e FAB BR3



Em sua 16ª edição, o FAB X é a conferência internacional de Fab Labs que ocorre anualmente e conta com a participação de, pelo menos, 3.000 pessoas, entre fabricantes, designers, profissionais da indústria, especialistas na área de fabricação digital, artistas, professores e pesquisadores acadêmicos.



O evento, que ocorre pelo segundo ano consecutivo de forma on-line de 9 a 15 de agosto, também reúne funcionários do governo e tem como premissa apresentar, imaginar, discutir e construir uma comunidade em torno da fabricação, tecnologia e inovação digital. Para se inscrever e participar da programação do Fab 16, acesse fab16.org



Para se juntar à programação global, o Brasil sediará o encontro FAB BR 3, que ocorre no próximo sábado, 07, a partir das 18h. Com o tema Reconectando, o encontro será voltado tanto para iniciantes, quanto para pessoas mais experientes no movimento e terá uma programação formada por 6 workgrupos e mesas de especialistas.


O Fab Lab da Casa Firjan participa da mesa “Modelos diferentes de Fab Lab”, e os Fab Labs da Firjan SENAI também participam do “Educação mão na massa”.



? Confira a programação:

18h00 | Boas Vindas ao Fab BR 3
Com Instituto Fab Lab Brasil e Firjan 
18h15 | Afinal, o que é o Fab Lab?
Com Instituto Fab Lab Brasil e Fab Lab Recife 
19h00 | Modelos diferentes de Fab Lab
Com Fab Lab Livre SP, ISVOR Fab Lab, Fab Lab Casa Firjan, Fab Lab 3D Toy 
19h30 | O que não fazer em um Fab Lab
Fab Lab Facens, INSPER Fab Lab, Fab Lab Recife 
20h00 | Educação Mão na Massa
Com Fab Lab da Firjan SENAI, Fab Lab Escola SESI SP, Rede Pronto 3D, Fab Lab Thomas Jefferson 
20h30 | Como fomentar a inovação
Com Firjan e Facens 
21h00 | Reconectando
21h15 | Boteco Fab Lab

Acompanhe a transmissão, dia 07/08, a partir das 18h:





? Fab Lab Open Day



O Fab Lab Open Day ocorre no dia 9 de agosto, a partir das 19h, e será transmitido direto do Fab Lab da Casa Firjan. Realizado em parceria com a Firjan SENAI, o evento on-line vai contar com a participação de Rozeani, e do instrutor do Fab Lab da Casa Firjan, Carlos Correa dos Santos.



Na oportunidade, a dupla vai falar sobre Fabricação em Rede e mostrar que através do compartilhamento de projetos, é possível que makers em diferentes partes do mundo materializem soluções para atender as suas necessidades. Exemplo prático disso foi a mobilização pela execução de faceshields para apoiar os profissionais da saúde no ano passado.



O Fab Lab Open Day faz parte de uma série de encontros on-line promovidos pela Firjan SENAI em 2021. A sexta edição do evento é mais uma oportunidade de saber mais sobre modelagem de ideias, fabricação digital, prototipagem para solução de desafios reais e diversas outras possibilidades.



Acompanhe a transmissão, dia 09/08, a partir das 19h:





? Aquário Casa Firjan



A adesão à cultura maker também tem impulsionado o crescimento de empresas e é de olho nesse cenário que o Aquário Casa Firjan realiza o evento Espaços de fabricação digital no Rio de Janeiro: Inovação e tecnologia a serviço da sociedade.



O objetivo do encontro será discutir como esses ambientes podem ajudar empresas e universidades fluminenses a inovarem e criarem soluções e novos modelos de negócios. O evento ocorre na terça-feira, 10, a partir das 19h, também pelo canal do Youtube da Firjan. Participam do bate-papo, Damian Gomez, coordenador do Serviço Tecnológico em Automação Industrial do Instituto SENAI de Tecnologia Automação e Simulação; Antônio Carlos Guzzo, Coordenador do Fab Lab da Firjan SENAI Nova Friburgo e Guilherme Monteiro, fundador do Instituto HUB. A mediação será de Rozeani Araújo.



INSCREVA-SE NO AQUÁRIO CASA FIRJAN