Na Casa Firjan, instalação artística "Tempo-Revés", de Lucas Dupin, desafia a compreensão do tempo

Um convite para que o espectador explore as camadas do tempo sem referências de dias, meses e anos

28/11/2023

Na Casa Firjan, instalação artística "Tempo-Revés", de Lucas Dupin, desafia a compreensão do tempo

Compondo a programação da 6ª edição do Festival Futuros Possíveis - promovido pela Casa Firjan em novembro, sob o tema Tempo: perspectivas e reinvenções -  a instalação "Tempo-Revés" de Lucas Dupin provoca uma reflexão profunda sobre a passagem do tempo.

A obra, formada por 37 calendários de papel, equivalente à idade atual do artista, cresce a cada ano, desafiando nossa compreensão temporal.

Na meticulosa construção da instalação, Dupin elimina todas as referências temporais dos calendários, tornando cada página suspensa um convite para explorar as complexas camadas do tempo. As partes removidas, caídas no chão, atuam como representações tangíveis dos instantes dedicados à sua criação, proporcionando uma experiência reflexiva e sensorial.

Sobre o artista
Lucas Dupin é Mestre e Bacharel em Artes Visuais pela UFMG. Nos últimos quinze anos, realiza exposições individuais e coletivas promovidas por instituições como Bienal do Mercosul, Instituto Tomie Ohtake, FUNARTE, além de já ter participado de mais de uma dezena de importantes premiações e residências artísticas no Brasil e no exterior. Publicou em 2022 seu primeiro livro monográfico reunindo uma seleção de obras e textos inéditos escritos pelos curadores Cauê Alves e Élise Girardot. Vive e trabalha em Belo Horizonte e São Paulo.

SERVIÇO
"Tempo-Revés"
24 de novembro a 22 de dezembro de 2023;
Terça a domingo, das 9h às 19h (entrada encerrada às 18h30);
Entrada gratuita;
A Casa Firjan fica na rua Guilhermina Guinle, 211, Botafogo.