No Aquário Casa Firjan, especialistas falam sobre o LinkedIn e o seu potencial

Evento debateu a crescente importância da rede social no mercado de trabalho e suas melhores práticas para alavancar marcas e carreiras

04/09/2020

No Aquário Casa Firjan, especialistas falam sobre o LinkedIn e o seu potencial

Com milhões de usuários mundo afora, sendo 45 milhões só no Brasil, o LinkedIn, maior rede social profissional que existe, foi tema do Aquário Casa Firjan desta semana. No encontro “Hackeando o LinkedIn: Entenda a crescente importância da rede no mercado de trabalho e suas melhores práticas”, especialistas compartilharam suas experiências e falaram sobre como a rede social funciona, seu potencial e formas de uso para alavancar a carreira.

“O LinkedIn ajudou muito a construir a minha marca. Consegui reduzir esse gap que existe entre o mercado e o universo acadêmico. Meu posicionamento é de falar para o público jovem, incentivar a criação de marcas pessoais e fazer com que estabeleçam uma relação melhor com o mercado”, afirma Diego Cidade, CEO da Academia do Universitário.

As estratégias para aumentar a visibilidade de uma página e as principais características observadas no candidato a uma vaga foram mencionadas no encontro. Ana Cláudia Freire, executiva de Talentos da IBM para a América Latina, citou boas práticas e posturas que fazem parte da estratégia de construção de reputação no LinkedIn. Clareza de objetivos e uso correto das ferramentas são vistos de forma positiva pelos caçadores de talentos, que associam aos perfis bem sucedidos páginas onde são exibidas as melhores versões de cada um, destacando virtudes e habilidades.

“Além das informações básicas e referências sobre formação profissional, o que chama atenção é a forma como a pessoa se posiciona, se o que está na headline é coerente com a reputação dela ou não, se tem consistência. Também olhamos o conteúdo dos posts, a sua natureza, se está agregando valor àquele perfil e à rede como um todo”, afirmou.

Manter os dados completos e atualizados, com detalhes sobre as especificidades do trabalho; personalizar a foto de capa e a URL; e prestar atenção às palavras-chave, tanto no resumo quanto na descrição das experiências, são dicas importantes. Ana Carolina Almeida, gerente de Marketing do LinkedIn para a América Latina, listou dicas para a construção de perfis pessoais e company pages.

“No caso dos perfis pessoais, o básico é ter uma foto que caracterize a situação profissional, em vez de remeter à vida pessoal. Elaborar uma biografia da forma menos burocrática possível também é importante. Vale a pena se inspirar em outros profissionais do seu nicho. Da mesma forma que nos perfis pessoais, os das company pages devem refletir o pensamento das empresas e apostar em recursos como lives e eventos”, ensinou Ana Carolina.

Para Nelio Xavier, criador e apresentador do Insider, primeiro podcast sobre LinkedIn no Brasil, a rede gera múltiplas oportunidades, não só de networking, mas também de geração de receita. “O LinkedIn foi o meu refúgio num momento complexo da minha vida profissional, no qual eu buscava mudanças. Comecei timidamente, caçando vaga, criando relacionamento, com uma produção de conteúdo pequena, há dois anos, e hoje eu diria que 80% das oportunidades que geram receita para mim vêm do LinkedIn”.