Programa da Firjan IEL capacita pesquisadores para o meio empresarial

Inscrições para o programa Inova Talentos estão abertas

31/08/2020

Programa da Firjan IEL capacita pesquisadores para o meio empresarial Programa da Firjan IEL capacita pesquisadores para o meio empresarial

Estão abertas as inscrições do Inova Talentos, programa da Firjan IEL que tem o objetivo de incentivar a criação de projetos de inovação no meio empresarial, por meio da capacitação profissional. Desenvolvido pelas unidades do Instituto Euvaldo Lodi (IEL) em todo o país, o programa está aberto a empresas e institutos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) públicos ou privados, órgãos do governo e entidades do Terceiro Setor que tenham projetos inovadores; e a estudantes que estejam cursando o penúltimo ou o último ano do Ensino Superior ou aos graduados com até cinco anos de formados; e ainda a mestres ou doutores.



“O objetivo central é ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro. Então, ao mesmo tempo em que desenvolve projetos de inovação no meio empresarial, o programa qualifica profissionais para a sua execução. A principal vantagem, para as empresas, é que elas passam a contar com pesquisadores com dedicação exclusiva para os seus projetos. Já para os bolsistas, é uma forma de usar os conhecimentos do mundo acadêmico na prática e ingressar no universo corporativo”, afirma Patricia Fernandes Moreira, coordenadora do programa em nível nacional.



O processo seletivo do Inova Talentos conta com duas etapas: aprovação do projeto elaborado pela empresa participante no CNPQ e seleção de candidatos às bolsas oferecidas pelas empresas parceiras. Assim que o programa tem início, executivos e institutos passam a realizar uma tutoria dos bolsistas, monitorando atividades técnicas relacionadas aos projetos de inovação.



Durante o processo, a equipe da Firjan IEL realiza atividades de acompanhamento com Tutor e pesquisador e capacitações em assuntos como atitude empreendedora, criatividade, inovação, gestão ágil e gestão financeira. Além da capacitação, a iniciativa visa promover a inserção dos pesquisadores no mercado de trabalho. Hoje, cerca de 60% dos bolsistas que participam do Inova Talentos em todo o país são contratados ao final do período de experiência, que pode durar até dois anos.



“O Inova Talentos aproxima a academia das empresas, possibilitando o seu desenvolvimento. A ideia é que os bolsistas, após passarem por um processo seletivo, exerçam atividades de inovação na empresa e contribuam para os resultados, tendo a chance de serem contratados no final do período de experiência”, afirma Julia Zardo, gerente de Ambientes de Inovação da Casa Firjan.



Criado há sete anos por meio de uma parceria entre IEL e CNPq, o Inova Talentos tem bolsistas em diversos estados. No Rio de Janeiro tem parceria com três empresas: Gerdau, SENAI Cetiqt e Instituto SENAI de Inovação em Química Verde, da Firjan.



“O programa é uma ótima porta de entrada para pesquisadores aplicarem o seu conhecimento acadêmico na indústria. Existe um hiato enorme entre os conhecimentos teóricos e a aplicação industrial prática. E além de elaborar uma pesquisa complexa, há a questão do desenvolvimento pessoal, que também é um benefício. Aqui eu tive a oportunidade de fazer contato com diversas outras usinas, outros estados, e adquiri um conhecimento exponencial”, conta Luiz Maurício Barreto, mestre em engenharia metalúrgica e bolsista da Gerdau.

Conheça a história do bolsista Luiz Maurício Barreto: