Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis: neurotecnologia amplia em 20% a capacidade cognitiva do cérebro humano

Empresário Iain McIntyre, fundador e CEO da Humm, apresentou uma tecnologia capaz de aumentar a memória e o foco

23/11/2021

Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis: neurotecnologia amplia em 20% a capacidade cognitiva do cérebro humano Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis: neurotecnologia amplia em 20% a capacidade cognitiva do cérebro humano

Com mais de 100 bilhões de células nervosas (os neurônios), o cérebro é o organismo mais complexo do corpo humano, superando em muito os mais completos computadores já criados. É certamente a última grande fronteira tecnológica a ser transposta pela humanidade. A neurociência avança em estudos sobre a melhoria do desempenho do córtex cerebral, ou melhor como podemos exercer um maior controle sobra suas atividades.



Em participação no terceiro dia do Summit Firjan IEL + Festival Futuros Possíveis 2021, o empresário Iain McIntyre, fundador e CEO da Humm, apresentou uma tecnologia capaz de aumentar em até 20% o desempenho da chamada memória operacional. “É nela que o cérebro guarda temporariamente números, nomes e outras informações conforme você as utiliza”, explica. Esse tipo de memória depende de uma atividade elétrica lenta e vibrante, chamada de ondas theta – uma onda cerebral que coordena a comunicação entre diferentes regiões do cérebro. “É graças à memória operacional que podemos realizar tarefas mentais, como a resolução de problemas aritméticos ou a memorização de números de telefone”, esclarece. “Nossa tecnologia interage com o cérebro melhorando a condição dessa memória”.



Leia a cobertura completa no site da Firjan.