Veja como foi a Conferência Internacional de Fab Labs 2020

Casa Firjan elaborou cartilha com os destaques do maior encontro de Fab Labs do mundo

04/09/2020

Veja como foi a Conferência Internacional de Fab Labs 2020 Veja como foi a Conferência Internacional de Fab Labs 2020

A Casa Firjan lança nessa quinta-feira (3), a cartilha “Conferência Internacional de Fab Labs 2020”. O material traz um resumo sobre o FabxLive, o evento mais importante da Rede Fab Lab em escala mundial. Em formato online, o encontro reuniu 10,8 mil espectadores e membros de Fab Labs de 147 países para compartilhar e criar projetos que envolvam manufatura digital, inovação e tecnologia. A pandemia, é claro, foi o pano de fundo do evento que voltou os olhos para as iniciativas Fab Labs e makers que ajudaram a minimizar os impactos da crise.



Conforme o instrutor e responsável pelo Fab Lab da Casa Firjan, Felipe Laranja, a conferência mundial configura uma oportunidade não só de conexão com diversas iniciativas globais, mas também de disseminar os trabalhos da rede de Fab Labs da Firjan SENAI. “Este ano compartilhamos com a rede mundial o projeto Fab Stoming, desenvolvido para ajudar empresas, makers e empreendedores a enxergar oportunidades geradas pela fabricação digital.”

Inscreva-se
Curso: Desbravando a Indústria 4.0: Fabricação Digital



Realizada entre 27 e 31 de julho, a conferência foi dividida em quatro eixos temáticos: Resposta global ao Covid-19; Ação da comunidade; Reiniciando economias e Futuros emergentes. Na visão de Laranja, a mobilização da rede em nível global para a produção de face shields foi uma das pautas que mais gerou comentários positivos.



“Milhares de makers arregaçaram as mangas e trabalharam para ajudar os profissionais de saúde nesse momento tão delicado. Essa iniciativa mostrou o impacto da fabricação digital e dos projetos abertos. Além disso, reforçou a importância da integração entre universidades, empresas e pessoas com impressoras 3D em casa dispostas a ajudar”, complementou. Somente os Fab Labs da rede Firjan SENAI produziram 69.750 face shields em parceria com empresas.



A cartilha sobre o FabxLive apresenta, ainda, as ferramentas mais utilizadas durante a conferência, além dos principais conteúdos e inspirações (sites, livros e vídeos) indicados pelos palestrantes.

ACESSE A CARTILHA