O desenvolvimento local começa pelo pertencimento

É importante olhar para o potencial criativo do povo brasileiro e pensar em formas possíveis de desenvolvê-lo

em 14/03/2023

O desenvolvimento local começa pelo pertencimento O desenvolvimento local começa pelo pertencimento

Por Julia Zardo, Natany Borges, Luís Villwock, Rique Nitzsche, Edson Banzai Matsuo e Cleiton Chiarel*

falamos aqui sobre as diferentes definições teóricas da criatividade (Veja Rio) e o transbordamento de sua compreensão, mas hoje a discussão vai contar com alguns elementos extras. Ainda no fim do ano passado um painel do Congresso Internacional em Criatividade e Inovação, promovido pela Associação Brasileira de Criatividade e Inovação (Criabrasili), mobilizou 4 participantes (inclusive eu) a debater a economia criativa no Brasil – desafios e perspectivas. Muitas ideias e percepções acerca desse tema rolaram e entendemos ser mais do que necessário compartilhar com vocês um pouquinho do que foi a discussão.

Há quem diga que criatividade não se treina, se liberta. E as pessoas que conseguem extravasar esse poder de criar, seja na elaboração de produtos ou novos projetos nas empresas, seja na resolução de problemas do dia a dia, acreditam especialistas, têm mais chances de se conectar com a sensação de pertencimento. Com a autoestima.

Segundo a Lions Creativity Report 2021, ranking de excelência criativa em comunicações, o Brasil foi considerado o terceiro país mais criativo do mundo. E por que, mesmo diante desse reconhecimento, nós não conseguimos traduzir a nossa criatividade em valor? Em geração de renda? Em novos olhares para empresas e indústrias?

Leia o artigo na íntegra, publicado na coluna Inovação e Sociedade, na Veja Rio.

*Julia Zardo é gerente de Ambientes de Inovação da Firjan. Natany Borges é Jornalista e Especialista de projetos da Casa Firjan. Luís Villwock é Especialista em Territórios Inovadores (PUCRS/TECNOPUC). Rique Nitzsche é Facilitador de Design and Business Thinking and Doing. Edson Banzai Matsuo é Cofundador da Matsuo+CO - Design para Sustentabilidade Sistêmica. Cleiton Chiarel é diretor do Instituto Soleil de Pesquisa (INSPE) e articulador do PoaInquieta.